Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Sistema de som 15.x projeta música tridimensional

Redação do Site Inovação Tecnológica - 19/08/2013

Sistema de som 15.x projeta música tridimensional
Os instrumentos musicais podem "mover-se" de um lugar para outro, ou serem posicionados em diferentes locais dentro da mesma composição.
[Imagem: Pablo García Valenzuela]

Por mais orgulhoso que você possa estar do seu recém-adquirido "home theater" ultramoderno, basta ir a um concerto ao vivo para ver que a tecnologia do som ambiente ainda tem muito espaço para melhorias.

O pesquisador alemão Günther Theile estava tão certo disso que idealizou um sistema de som tridimensional, onde a localização de cada fonte de som pode ser definida com precisão.

Sua proposta teórica foi agora colocada na prática por Pablo García Valenzuela, da Universidade Nacional Autônoma do México - e com alguns melhoramentos.

Segundo o músico, ele redefiniu o conceito de sistema de som multicanal automatizado, encarando-o "como um instrumento musical e, a partir dessa premissa, desenvolvemos uma programação que permite apreciar a música de maneira tridimensional".

O resultado foi batizado de LASS (Localizable Acoustic Space Scenes), ou Sistema Multicanal 15.x, para facilitar.

Som tridimensional

Theile havia proposto usar cinco microfones no estúdio de gravação para captar todas as fontes sonoras. Mas Valenzuela teve a ideia de acrescentar um sexto microfone ajustado verticalmente.

O processamento dos sons integra todas as fontes, criando na reprodução uma "projeção de som".

"Quando percebemos um som, como um sino ou um apito, de fato ouvimos tridimensionalmente, conforme as ondas transmitidas a partir de seu ponto de origem refletem-se em nosso ambiente," explica Valenzuela.

Assim, ouvimos o som a partir de três direções independentes, equivalentes ao eixo X (esquerda-direita), eixo Y (à frente-atrás) e eixo Z (acima-abaixo). Foi isto que ele se propôs a fazer em seu sistema.

Segundo o pesquisador, esse tipo de reprodução musical permitirá explorar novas formas de compor e ouvir música, em que mesmo os instrumentos podem "mover-se" de um lugar para outro, ou serem posicionados em diferentes locais dentro da mesma composição.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Equipamentos Eletrônicos
  • Software e Programação
  • Imagens 3-D
  • Holografia

Mais tópicos