Plantão

NASA altera local onde sonda se chocará com a Lua

Redação do Site Inovação Tecnológica - 29/09/2009

NASA altera local onde sonda se chocará com a Lua
Esta imagem mostra as regiões na Terra que estarão voltadas para a Lua no momento do impacto. Esta é uma visão da Terra como se ela estivesse sendo observada a partir do polo Sul lunar no momento do impacto.

Gelo na Lua

No próximo dia 09 de Outubro, sexta-feira, a sonda espacial LCROSS será guiada para chocar-se contra a superfície do polo Sul da Lua.

O principal objetivo do impacto é levantar uma nuvem de poeira e detritos que serão analisados em busca de sinais da existência de água congelada nas frias crateras do polo Sul lunar, que permanecem eternamente sombreadas.

Na última sexta-feira, cientistas reportaram a localização de moléculas de água na Lua (Sonda espacial indiana encontra água na Lua). Mas estas moléculas estão dispersas na camada superficial de poeira da Lua e não ocorrem em quantidade suficiente para formar cristais de gelo. A expectativa dos cientistas é que isto possa ocorrer no interior das crateras mais frias.

Cabeus

Anteriormente a NASA havia escolhido a cratera Cabeus A como alvo para o impacto da LCROSS. Mas uma análise mais detalhada dos dados de várias sondas espaciais, incluindo a indiana Chandrayaan-1, que descobriu as moléculas de água na Lua, a japonesa Kaguya, e LRO, relevaram que a concentração de hidrogênio na cratera Cabeus A não é tão elevada quanto os cientistas haviam suposto, o que diminui a possibilidade de ocorrência de água.

Como resultado da nova análise, o local do choque foi alterado para um pouco mais próximo ao polo Sul da Lua, na cratera Cabeus (sem o A). A Cabeus é quase duas vezes maior do que o alvo anterior, com 98 quilômetros de largura.

Sobre as montanhas

O inconveniente da nova cratera é uma grande montanha no seu lado nordeste, com quase seis quilômetros de altura. Isso significa que os instrumentos que observarão a nuvem de poeira aqui da Terra terão que esperar até que ela ultrapasse a montanha.

Mas os cientistas esperam tirar proveito disso, já que a própria montanha oferecerá um plano de fundo de alto contraste para a medição dos vapores e da poeira liberados pelo impacto.

O impacto da LCROSS está previsto para ocorrer às 08h30 do próximo dia 9 de Outubro, no horário de Brasília. Veja mais detalhes sobre a missão e como se dará o impacto na reportagem NASA revela local onde sonda espacial irá se chocar com a Lua.