Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

SpaceX quer lançar mais satélites do que já existe em órbita

Com informações da New Scientist - 28/11/2016

SpaceX quer lançar mais satélites do que já existe em órbita
Ainda não está claro quem prestará os serviços, mas a tendência é que o acesso a internet via satélite domine o mundo nos próximos anos.
[Imagem: Wikimedia/Juan de Dios Santander]

Internet via satélite

Depois de avançar no lançamento de satélites, com seus foguetes reutilizáveis, a empresa norte-americana SpaceX está querendo agora controlar os próprios satélites.

A empresa anunciou planos para lançar mais satélites de comunicações do que todos os que estão atualmente em órbita, a fim de oferecer banda larga superrápida para o mundo inteiro.

Em vez das órbitas geoestacionárias tradicionais, a 36.000 km de altitude, os satélites da SpaceX deverão orbitar entre 1.150 e 1.275 quilômetros acima da Terra. O projeto envolve uma constelação inicial de 1.600 satélites, seguida por 2.825 outros, todos eles formando quatro "conchas orbitais" para melhorar a cobertura.

Os detalhes do plano já foram entregues à Comissão Federal de Comunicações dos EUA.

Provedor mundial

Cada satélite será capaz de fornecer acesso à internet para qualquer pessoa dentro de uma elipse de 2.120 quilômetros de largura sob sua órbita. A SpaceX afirma que os satélites fornecerão velocidades de 1 gigabit por segundo por usuário, o que é cerca de 200 vezes mais rápido do que as velocidades médias atuais dos melhores acessos disponíveis.

A empresa afirma que, com "apenas" 800 satélites iniciais em órbita, ela será capaz de oferecer seu serviço de acesso à internet à maior parte do mundo.

Se o plano parece mirabolante demais, é bom saber que outras empresas já aventaram possibilidades similares, entre elas a Airbus, Virgin Galactic e Boeing. Os provedores por cabo e fibra que se cuidem.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Satélites Artificiais
  • Transmissão de Dados
  • Exploração Espacial
  • Foguetes

Mais tópicos