Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Sulcos em Marte podem ser feitos por gelos deslizantes

Com informações da BBC - 12/06/2013

Sulcos em Marte podem ser feitas por gelos deslizantes
Seguindo uma hipótese complicada, os cientistas propõem que as enormes ranhuras podem ter sido feitas por blocos de dióxido de carbono congelado, também conhecido como gelo seco, deslizando morro abaixo em almofadas de gás.
[Imagem: NASA/JPL-Caltech/Univ. of Arizona]

Até agora, acreditava-se que os sulcos lineares, formações rochosas intrigantes encontradas na superfície de Marte, tivessem sido criados por água corrente no passado remoto do planeta.

Mas parece que essas formações, que têm entre algumas centenas de metros até 2,5 quilômetros, são igualmente curiosas em sua origem.

Serina Diniega e seus colegas do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA afirmam que as enormes ranhuras podem ter sido feitas por blocos de dióxido de carbono congelado, também conhecido como gelo seco.

De acordo com a hipótese dos cientistas, os blocos deslizariam pelas dunas de areia de Marte sobre "almofadas" de gás de dióxido de carbono, como se fossem aerodeslizadores (hovercrafts).

Sulcos lineares

Segundo dados coletados pela sonda MRO (Mars Reconnaissance Orbiter), os sulcos lineares estão em dunas que são cobertas por geada de gelo seco. Durante o inverno no polo sul do Planeta Vermelho, essa camada de gelo seco que pode chegar a um metro de profundidade.

Na primavera, a camada de gelo seco é sublimada, passando diretamente do estado sólido para o gasoso.

Para testar a hipótese e constatar se o gelo seco pode deixar este tipo de fissuras, os cientistas pegaram blocos de gelo seco e os fizeram deslizar por dunas de areia nos Estados americanos de Utah e da Califórnia.

Os testes realizados no deserto mostraram que os blocos de gelo repartiram a areia, deixando marcas enquanto deslizavam pelas dunas.

Apesar de esta experiência não levar em conta a pressão e a temperatura de Marte, os pesquisadores acreditam que os blocos de gelo poderiam se comportar de forma semelhante em Marte.

Além disso, os cientistas acreditam que os sulcos marcianos seriam diferentes se tivessem sido criados por água. Nesse caso, a água carrega "sedimentos pela colina abaixo, e o material erodido do topo é levado para o fundo e depositado em (uma formação) com o formato de um leque", afirmou Diniega.

"Com os sulcos lineares, você não está transportando material. Você está esculpindo uma ranhura, empurrando o material para os lados", acrescentou a pesquisadora.

Bibliografia:

Artigo: A new dry hypothesis for the formation of martian linear gullies
Autores: Serina Diniega, C. J. Hansen, J. N. McElwaine, C. H. Hugenholtz, C. M. Dundas, A. S. McEwen, M. C. Bourke
Revista: Icarus
Vol.: 225, Issue 1, July 2013, Pages 526-537
DOI: 10.1016/j.icarus.2013.04.006
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Marte
  • Corpos Celestes
  • Refrigeração
  • Veículos

Mais tópicos