Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

Super avião será usado para lançar foguete ao espaço

Redação do Site Inovação Tecnológica - 14/12/2011

Super avião será usado para lançar foguete ao espaço
O super-avião, com seis turbinas, será capaz de elevar um foguete de grandes proporções até mais de 10 km de altitude, de onde ele será lançado.
[Imagem: Stratolaunch Systems]

Avião espacial

A era da exploração espacial privada está-se mostrando mais vibrante do que se esperava - pelo menos nos projetos.

Paul Allen e Burt Rutan, os homens por trás da Virgin Galactic e da Scaled Composites - e das simpáticas naves SpaceShipOne e SpaceShipTwo - acabam de anunciar seu mais novo empreendimento espacial.

A Stratolaunch Systems foi anunciada com o projeto de construir uma versão peso-pesado das suas irmãs menores, que já serviram para demonstrar a viabilidade do conceito, embora ainda não tenham cumprido as promessas de turismo espacial em larga escala.

A ideia é construir um super avião, com seis turbinas, capaz de elevar um foguete de grandes proporções até mais de 10 km de altitude, de onde ele será lançado.

Conceito

O conceito é diferente do adotado por todas as agências espaciais governamentais, e pelo menos um congressista norte-americano veio a público perguntar por que a NASA não pensou nisso antes.

Mas será preciso esperar pelo menos 10 anos para que o Stratolaunch faça seu primeiro voo e comprove na prática sua viabilidade técnica e sua capacidade real de carga.

Os dois investidores aproveitaram para reafirmar que a Virgin Galactic, cujas naves só conseguem atingir a órbita baixa, fará seus primeiros voos espaciais comerciais em 2013.

Super avião será usado para lançar foguete ao espaço
Embora seja difícil imaginar as dimensões, basta dizer que o super avião lançador de foguetes será o maior avião do mundo.
[Imagem: Stratolaunch Systems]

Super avião

O Stratolaunch, afirmaram, entrará no mercado para competir com os lançadores de satélites artificiais e com o abastecimento da Estação Espacial Internacional, se ela ainda estiver operacional quando o avião-foguete ficar pronto.

O avião gigantesco terá uma envergadura de asas de 117 metros, quase o dobro do já esguio avião solar Solar Impulse.

Ele e sua carga de até 550 toneladas - peso total de decolagem - serão levados o mais alto possível na atmosfera por seis turbinas similares às que equipam os aviões 747.

Mas a empresa está de olho também nos transportes aéreos - não-espaciais - já que o super avião terá uma flexibilidade de carga maior do que os aviões cargueiros comuns, podendo levar peças de formatos que não entram dentro de um avião.

Super avião será usado para lançar foguete ao espaço
A empresa está de olho também nos transportes aéreos, já que o superavião terá uma flexibilidade de carga maior do que os aviões cargueiros comuns, podendo levar peças de formatos que não entram dentro de um avião.
[Imagem: Stratolaunch Systems]

Foguete privado

O foguete será construído pela também privada SpaceX, que saiu na frente e já tem agendado um voo até a Estação Espacial Internacional.

O lançamento da nave Dragon será feito por um foguete da própria empresa, o Falcon 9.

Já o foguete com lançamento aéreo deverá ser capaz de levar ao espaço cargas úteis de até 6 toneladas.

Mas a SpaceX já tinha planos de fazer voos mais altos, e já está construindo o Falcon Heavy, que deverá ser o foguete mais potente do mundo.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Aviões
  • Foguetes
  • Exploração Espacial
  • Sondas Espaciais

Mais tópicos