Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Supercomputador mais rápido do mundo é 100% chinês

Redação do Site Inovação Tecnológica - 22/06/2016

Supercomputador 100% chinês é mais rápido do mundo
Este é Sunway TaihuLight, o supercomputador mais rápido do mundo.
[Imagem: Science China Press]

Supercomputação chinesa

A China tem o supercomputador mais rápido do mundo há alguns anos.

A novidade é que, de acordo com o novo ranking Top500, divulgado nesta semana, o novo supercomputador mais rápido do mundo não apenas está na China - ele é 100% chinês.

A máquina, chamada Sunway TaihuLight, usa processadores SW26010, projetados e construídos na China, cada um contendo 4 elementos de gerenciamento de processamento (MPEs) e 256 núcleos de processamento.

O pico de desempenho do supercomputador atingiu 125 petaflops, mas seu nível sustentado - o indicador usado para sua colocação no ranking - é de 93 petaflops. Seu antecessor, o Tianhe-2, atinge 33 petaflops.

Embora a China venha dominando o mundo da supercomputação há algum tempo, até agora suas máquinas eram construídas com processadores produzidos pela Intel ou pela IBM.

Outra novidade é que, pela primeira vez, a China tem mais supercomputadores no ranking dos que os EUA: 167 contra 165. O terceiro colocado na lista é o Japão, com 29 supercomputadores ranqueados.

Supercomputador 100% chinês é mais rápido do mundo
Estrutura do supercomputador TaihuLight.
[Imagem: Science China Press]

Simulações científicas

Instalado no Centro Nacional de Supercomputação em Wuxi, o TaihuLight será utilizado em diversos tipos de simuladores, incluindo modelagens da Terra e da superfície dos oceanos, desenvolvimento de novos modelos climáticos e simulações atômicas.

Com os avanços científicos, os modelos para simular os diversos aspectos da realidade estão se tornando cada vez mais complexos, com resoluções temporais e espaciais cada vez maiores. Isso é necessário não apenas para entender os mecanismos envolvidos, mas também para permitir a criação de cenários, do tipo "o que acontece se", que envolve mexer em variáveis para ver o que acontece no quadro geral.

Isso tem fomentado o campo dos supercomputadores, já que modelos mais complexos exigem poderes de computação progressivamente maiores.

Bibliografia:

Artigo: The Sunway TaihuLight supercomputer: system and applications
Autores: FU Haohuan, LIAO Junfeng, YANG Jinzhe, WANG Lanning, HUANG Xiaomeng, YANG Chao, XUE Wei, QIAO Fangli, ZHAO Wei, YIN Xunqiang, HOU Chaofeng, GE Wei, ZHANG Jian, WANG Yangang, YANG Guangwen
Revista: Sci China Inf Sci
DOI: 10.1007/s11432-016-5588-7
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Supercomputadores
  • Simuladores
  • Software e Programação
  • Processadores

Mais tópicos