Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Supercomputador chinês continua sendo o mais rápido do mundo

Com informações da BBC - 28/06/2014

Supercomputador chinês continua sendo o mais rápido do mundo
O supercomputador mais poderoso do mundo é da China pela terceira vez consecutiva, de acordo com um ranking que lista os 500 sistemas mais rápidos do mundo.
[Imagem: TOP500]

O supercomputador mais poderoso do mundo é da China pela terceira vez consecutiva, de acordo com um ranking que lista os 500 sistemas mais rápidos do mundo.

Além de liderar a lista com o Tianhe-2, a China aumentou sua presença na lista, que é publicada duas vezes por ano desde 1993.

O número de aparelhos chineses no ranking aumentou 20%, enquanto a presença de máquinas dos Estados Unidos caiu 15%.

Apesar disso, os Estados Unidos ainda dominam a tabela, com 233 computadores. A China tem hoje 76 supercomputadores no Top500 - na lista anterior, eram 63. O número de aparelhos chineses na lista é praticamente a soma de todas as máquinas do Reino Unido (30), da França (27) e da Alemanha (23) que estão no ranking.

No caso do software, contudo, o domínio é absoluto: 94% de todos os supercomputadores listados usa o sistema operacional Linux.

Petaflops

O Top500 funciona como um termômetro do avanço da computação no mundo. O poder dos supercomputadores é atualmente medido em petaflops (quatrilhões de operações por segundo).

O Tianhe-2, o computador mais rápido do mundo, teve sua capacidade medida em 33,86 petaflops. O avanço tem sido rápido: passaram-se apenas cinco anos desde que o Roadrunner da IBM tornou-se o primeiro computador a romper a marcar de 1 petaflops. Essa máquina foi desligada em 2013 devido a seu consumo excessivo de energia.

O supercomputador Tianhe-2 é de propriedade do governo da China e é operado pela Universidade Nacional de Tecnologia de Defesa. Ele é usado como uma ferramenta educacional e de pesquisa.

Supercomputadores do Brasil

Quatro sistemas brasileiros aparecem no Top500 dos supercomputadores - eram três na edição anterior.

Em 96º lugar no ranking está um computador montado no SENAI Cimatec, na Bahia. O segundo aparelho brasileiro mais bem colocado é o Grifo04, pertencente à Petrobras, que ocupa a 191ª posição na tabela.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Supercomputadores
  • Software Livre
  • Computadores
  • Fotônica

Mais tópicos