Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Supercomputador do Inpe é listado entre os mais poderosos do mundo

Inpe - 27/11/2010


O poder de Tupã

De acordo com o Top 500, que lista os mais rápidos sistemas computacionais do mundo, o Tupã, novo supercomputador do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), de São José dos Campos (SP), ocupa o 29º lugar, a mais alta colocação já alcançada por uma máquina instalada no Brasil.

O resultado também o classifica como o mais poderoso do hemisfério Sul. O Top 500 é produzido a cada seis meses e a atual lista foi divulgada neste mês.

Com velocidade máxima de 258 TeraFlops, equivalente a 258 trilhões de cálculos por segundo, o Tupã é hoje o terceiro mais poderoso entre os supercomputadores dedicados à previsão numérica operacional de tempo e de clima sazonal.

Considerando as aplicações para mudanças climáticas, ele fica em oitavo lugar.

Esta classificação coloca o Brasil entre os países capazes de gerar cenários futuros de clima que apoiarão o quinto relatório do IPCC, o painel da Organização das Nações Unidas (ONU) que avalia as conseqüências do aquecimento global.

Sistema climático global

Com o Tupã, que deve entrar em plena operação no início de 2011, o Inpe poderá gerar previsões de tempo mais confiáveis, com maior prazo de antecedência e de melhor qualidade, ampliando o nível de detalhamento para 5 km na América do Sul e 20 km para todo o globo. Será possível prever ainda eventos extremos com boa confiabilidade, como chuva intensa, seca, geada, ondas de calor, entre outros.

As previsões ambientais e de qualidade do ar também serão beneficiadas, gerando prognósticos de maior resolução, de 15 quilômetros, com até seis dias de antecedência.

A nova máquina também será fundamental para o desenvolvimento e implementação do Modelo Brasileiro do Sistema Climático Global, que incorporará todos os elementos do Sistema Terrestre (atmosfera, oceanos, criosfera, vegetação, ciclos biogeoquímicos, etc), suas interações e como este sistema está sendo perturbado por ações antropogênicas (por exemplo, emissões de gases de efeito estufa, mudanças na vegetação, urbanização, etc.).

Este esforço envolve um grande número de pesquisadores do Brasil e do exterior, provenientes de diversas instituições, o que se constitui num projeto interdisciplinar de desenvolvimento de modelagem climática sem precedentes entre países em desenvolvimento.

O supercomputador mais rápido do mundo, como já era esperado, é o chinês Tianhe-1.

A lista completa do Top500 pode ser vista no endereço www.top500.org/list/2010/11/100.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Supercomputadores
  • Processadores
  • Computação Quântica
  • Transistores

Mais tópicos