Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Novo supercomputador científico usa processadores gráficos

Redação do Site Inovação Tecnológica - 31/10/2012

Maior supercomputador dos EUA usa processadores gráficos
O supercomputador Titan tornou-se não apenas o maior dos EUA - e eventualmente do mundo - como também será o maior supercomputador voltado exclusivamente para pesquisas científicas.
[Imagem: ORNL]

Supercomputador de GPUs

Titan é o nome do mais novo supercomputador norte-americano, que acaba de ser inaugurado no Laboratório Nacional Oak Ridge, ligado ao Departamento de Energia.

A grande novidade é que o supercomputador utiliza processadores gráficos, as chamadas GPUs (unidades de processamento gráfico, na sigla em inglês) criadas para jogos de computador e hoje presentes em todas as placas gráficas mais avançadas.

O sistema híbrido GPU/CPU levou a capacidade do Titan ao incrível patamar de 20 petaflops - mais de 20.000 trilhões de cálculos por segundo.

É algo como se cada um dos 7 bilhões de habitantes da Terra fosse capaz de fazer 3 milhões de cálculos por segundo.

O novo supercomputador Cray XK7 contém 18.688 nós, cada um contendo uma CPU AMD Opteron 6274 de 16 núcleos, e um processador NVIDIA Tesla K20.

A combinação das CPUs (unidades centrais de processamento), a base tradicional dos computadores, com as GPUs, permitiu que o Titan ocupasse o mesmo espaço que seu antecessor Jaguar, com um acréscimo apenas marginal no consumo de eletricidade.

Supercomputador científico

O Titan é na verdade o resultado de uma reforma completa do Jaguar, que era o maior supercomputador dos EUA, com um consumo de energia de 7 MW.

O Jaguar usava apenas CPUs, e chegava a um pico de processamento de 1,75 petaflops.

"Um dos maiores desafios dos supercomputadores de hoje é o consumo de energia," disse Jeff Nichols, do ORNL. "A combinação de GPUs e CPUs em um único sistema requer menos energia do que os processadores isolados."

O Titan foi equipado com mais de 700 terabytes de memória.

Ele será usado principalmente para pesquisas em energia, mudanças climáticas, motores mais eficientes e desenvolvimento de novos materiais.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Supercomputadores
  • Processadores
  • Miniaturização
  • Computação Quântica

Mais tópicos