Materiais Avançados

Superfície anti-adesão mantém insetos fora de casa

Superfície anti-adesão mantém insetos fora de casa
O material anti-adesão poderá ser aplicado em fachadas e janelas para evitar que insetos entrem em casa ou invadam armários.[Imagem: Plant Biomechanics Group Freiburg]

Que tal se livrar dos insetos sem precisar usar venenos, que também fazem mal à sua saúde e ao meio ambiente?

Em breve, a alternativa poderá ser tão simples quanto pintar um rodapé em volta da sua casa usando um revestimento no qual os insetos não conseguem subir.

O material que permitirá fazer isto já está pronto, criado por um grupo de pesquisadores da Universidade de Freiburg, na Alemanha.

Bettina Prum e seus colegas criaram um revestimento tão liso que os insetos não conseguem se agarrar.

Para isso, eles tiveram que usar uma combinação de técnicas que inclui a forma das células, a química superficial e a microestrutura do material.

"Esta é a superfície antiaderente perfeita. Os insetos escorregam dela muito mais do que no vidro," disse o professor Thomas Speck, membro da equipe.

Superfície anti-insetos
O segredo da superfície anti-insetos está na precisa microestrutura do material, que se contrapõe ao apoio das patas dos insetos. [Imagem: Prum et al./Acta Biomaterialia]

Microestruturas de um material similar à cera reduzem a área de contato dos pêlos adesivos encontrados nas patas dos insetos - ao contrário do que ocorre em superfícies mais grosseiramente estruturadas, os insetos não conseguem firmar seus pés nas dobras do material.

Segundo o grupo, uma primeira aplicação do material antiaderente será no revestimento de tubulações de ar-condicionado, frequentemente infestados por insetos, principalmente baratas.

Além disso, o material anti-adesão poderá ser aplicado em fachadas e janelas para evitar que insetos entrem em casa ou invadam armários.

"Este aspecto é particularmente importante nos trópicos," disse Speck.

Bibliografia:

Microscopical surface roughness: a relevant factor for slipperiness of plant surfaces with cuticular folds and their replica
Bettina Prum, Holger Florian Bohn, Robin Seidel, Stephan Rubach, Thomas Speck
Acta Biomaterialia
Vol.: 9: Issue 5 - Pages 6360 - 6368
DOI: 10.1016/j.actbio.2013.01.030




Outras notícias sobre:

Mais Temas