Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Mecânica

Tampa do tanque de combustível será aberta por liga metálica com memória

Redação do Site Inovação Tecnológica - 10/07/2008

Tampa do tanque de combustível será aberta por liga metálica com memória
O calor gerado pela passagem da corrente elétrica deforma a peça, fazendo-a liberar a tampa do tanque.
[Imagem: Fraunhofer IWU]

Uma liga metálica de níquel e titânio, dotada de uma memória que a torna capaz de retornar ao seu formato original depois de deformada, está sendo utilizada para simplificar um mecanismo muito útil nos automóveis: a abertura da tampa do tanque de combustível.

Essa mesma liga com memória de formato já está sendo testada em mecanismos de segurança para proteção dos passageiros em caso de colisões laterais e para o projeto de asas de aviões totalmente variáveis, que alteram seu desenho de acordo com a velocidade.

Mecanismo de abertura da tampa do tanque

Apertar um botão no painel do carro para que o frentista possa encher o tanque parece ser algo extremamente simples. O problema é que o sistema todo envolve fios, interruptores, um motor elétrico e várias molas, sem contar parafusos, arruelas e outras pequenas peças.

Utilizando uma única peça da liga metálica com memória, todo esse mecanismo de acionamento pode ser simplificado para um único fio, reduzindo o custo do sistema todo em 80 por cento.

Liga metálica com memória

No protótipo já em funcionamento no Instituto de Máquinas-Ferramenta de Dresden, na Alemanha, um único fio faz com que uma corrente elétrica passe ao longo da peça que trava a tampa do tanque de combustível. Esta peça é feita com a liga metálica especial dotada de memória.

O calor gerado pela passagem da corrente elétrica deforma a peça, fazendo-a liberar a tampa do tanque. Ao interromper a passagem da energia, a peça volta ao seu formato original e trava novamente a tampa do tanque de combustível assim que o frentista a pressiona de volta.

Menor desgaste

Além de mais barato, mais leve e não ocupar espaço, o novo sistema é mais durável do que o atual, no qual o grande número de peças aumenta a possibilidade de falhas. "Mesmo se você abrir a tampa do tanque de combustível duas vezes por dia durante 10 anos, o sistema não apresentará nenhum desgaste," diz o engenheiro Gunther Naumann.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Tecnologia Automotiva
  • Veículos
  • Metais e Ligas
  • Robôs

Mais tópicos