Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Tatuagem eletrônica comanda celulares e computadores

Redação do Site Inovação Tecnológica - 05/03/2015

Tatuagem eletrônica comanda celulares e computadores

[Imagem: Embodied Interaction Group/MPG]

Tatuagem ou pele, desde que eletrônicas

As peles eletrônicas e, mais recentemente, as tatuagens eletrônicas, têm sido exploradas como um conceito que leva ao limite a ideia das roupas inteligentes e dos computadores de vestir.

Martin Weigel e seus colegas das universidades de Saarland (Alemanha) e Carnegie Mellon (EUA) criaram uma nova versão dessa tecnologia que, embora se pareça em tudo com uma tatuagem eletrônica, foi batizada de iSkin.

Cada tatuagem é impressa sobre materiais finos, flexíveis, biocompatíveis e esticáveis, o que lhes dá robustez e permite que sejam usadas sem atrapalhar as atividades do dia a dia e sem fazer mal à saúde.

Podendo ser fabricada em qualquer formato, cada iSkin é formada por uma matriz de sensores, tanto capacitivos, quanto resistivos, que permitem a detecção do toque por dois níveis de pressão em cada ponto.

O circuito permite simular tudo o que se faz em uma tela sensível ao toque ou usando o mouse, incluindo controles deslizantes e o funcionamento da roda central do rato. Mesmo um teclado inteiro pode ser ser impresso em uma tatuagem adequada.

Tatuagem eletrônica comanda celulares e computadores
A ideia é que cada um projete sua própria iSkin.
[Imagem: Embodied Interaction Group/MPG]

Pele sem fios

Os protótipos permitem um controle quase total de telefones celulares, relógios inteligentes e computadores, mas o apelo é particularmente forte para os aparelhos portáteis, permitindo uma interação discreta em qualquer ambiente e aumentando a interface de aparelhos muito pequenos.

A ideia da equipe é que os usuários possam projetar suas próprias iSkins no computador - no desenho e formato mais adequado ao gosto de cada um - e mandar imprimi-las.

O inconveniente, no atual estágio de desenvolvimento, é que as tatuagens eletrônicas são ligadas aos aparelhos por um cabo. Weigel afirma que a equipe já está trabalhando na inserção de circuitos de transmissão sem fios para as próximas versões.

Bibliografia:

Artigo: iSkin: Flexible, Stretchable and Visually Customizable On-Body Touch Sensors for Mobile Computing
Autores: Martin Weigel, Tong Lu, Gilles Bailly, Antti Oulasvirta, Carmel Majidi, Jürgen Steimle
Revista: Proceedings of the SIGCHI
Link: https://embodied.mpi-inf.mpg.de/files/2015/01/2015-iSkin.pdf
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Interfaces
  • Telas e Monitores
  • Eletrônica Orgânica
  • Sensores

Mais tópicos