Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Táxis elétricos começam a circular no Rio de Janeiro

Com informações da Agência Brasil e Prefeitura do Rio - 06/03/2013


Carros limpos

Começaram a circular os primeiros táxis elétricos do Rio, um projeto que também está em andamento na cidade de São Paulo.

O projeto, uma parceria entre a prefeitura do Rio e a montadora Nissan, deverá levar 15 táxis desse tipo às ruas até o fim do ano.

A partir de 2014, a ideia é expandir o serviço. Os carros elétricos não emitem poluentes e são totalmente silenciosos.

A Nissan foi a única empresa a apresentar proposta na chamada pública realizada pela Prefeitura do Rio durante o mês de janeiro para selecionar veículos elétricos que pudessem atuar no serviço de táxis na cidade.

Carros verdes

Os veículos, que têm uma autonomia de 160 km, são do modelo Leaf (folha em inglês, uma referência ao lado "verde" dos carros elétricos).

Lançado comercialmente nos Estados Unidos, na Europa e no Japão em dezembro de 2010, o modelo já tem mais de 50 mil unidades vendidas em todo o mundo.

O módulo de 24 baterias de íons de lítio pode ser recarregado em carregadores caseiros em até oito horas, ou em apenas 20 minutos com os carregadores rápidos, que serão instalados em postos da Petrobras.

Os motoristas não terão que arcar com os custos de abastecimento e nem pagar aluguel dos carros - os táxis ficarão emprestados por cerca de três anos.

Todos os dias, os dois motoristas deverão buscá-los em um prédio da prefeitura, em Botafogo, e levá-los ao aeroporto.

Com carga que possibilita rodar até 160 quilômetros sem abastecer, os taxistas poderão recarregar em postos da Petrobras na Barra da Tijuca e na Lagoa. Para receberem os veículos, os profissionais passaram por treinamento de dois meses.

O prefeito destacou o caráter experimental da iniciativa: "É uma fase experimental mesmo. O ideal é que a gente consiga desenvolver subsídios para que as pessoas possam adquirir esse tipo de carro. São experiências que vão criando uma cultura".

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Veículos Híbridos e Elétricos
  • Motores
  • Tecnologia Automotiva
  • Veículos

Mais tópicos