Materiais Avançados

Tecido de celulose: você usaria uma roupa de madeira?

Redação do Site Inovação Tecnológica - 29/01/2014

Tecido de fibra natural de celulose
Marjaana Tanttu dá o acabamento final em um xale feito inteiramente com tecido de fibra de celulose natural.
[Imagem: Aalto University]

Tecido de celulose

Você conhece tecidos de fibras naturais, como algodão e linho, e também tecidos de fibras artificiais, como o poliéster.

Mas que tal um tecido de fibra de celulose?

Pesquisadores afirmam que um tecido feito diretamente de fibras de celulose será muito mais ambientalmente correto do que, por exemplo, um tecido de algodão, cujo cultivo consome muita água e defensivos agrícolas.

Mesmo a fabricação da viscose, fibra de celulose artificial, exige vários compostos químicos altamente tóxicos.

Já as fibras naturais de celulose podem ser extraídas de madeira de reflorestamento ou de rejeitos usando solventes iônicos, que têm sido apontados como a rota preferencial para uma química mais verde.

Roupa verde

Engenheiros e artistas das universidades de Aalto e Helsinque (Finlândia) e Boras (Suécia) uniram-se para demonstrar que não apenas é possível fabricar tecidos de fibras naturais de celulose, como também esses tecidos podem ter aparências prontas para comercialização.

Apesar de ser apresentado como "tecido verde" - no sentido de ambientalmente corretos -, a primeira peça vem nas cores branca, azul e amarela, cores usadas para a confecção de um lenço feminino.

Segundo a equipe, os xales ou lenços de fibra de celulose têm uma textura semelhante à do algodão, e não houve nenhum problema no processamento do tecido.

O único problema, por enquanto, é a falta da matéria-prima.

Como todos os métodos são experimentais, sobretudo a fabricação das fibras de celulose, os pesquisadores contavam com apenas 300 gramas de material, que resultaram em uma peça de vestuário pesando 186 gramas, devido às perdas normais do processo.