Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Materiais Avançados

Tecido metálico promete virar moda espacial

Redação do Site Inovação Tecnológica - 25/04/2017

Tecido metálico promete virar moda espacial

[Imagem: NASA/JPL-Caltech]

Fabricação funcional

Engenheiros da NASA desenvolveram um "tecido espacial" semelhante a uma cota de malha, as armaduras metálicas flexíveis muito usadas pelos cavaleiros medievais.

Mas Raul Polit Casillas e seus colegas do Laboratório de Propulsão a Jato estão desenvolvendo têxteis metálicos avançados para aplicações no espaço, como na blindagem de espaçonaves ou para roupas de astronautas.

Seu protótipo com melhores resultados até agora é formado por pequenos quadrados de prata amarrados em conjunto, criando um tecido flexível.

A equipe usou a fabricação aditiva - mais comumente conhecida como impressão 3D.

"Nós a chamamos de 'impressão 4D'," disse Casillas. "Se a fabricação do século 20 foi impulsionada pela produção em massa, então esta é a produção em massa de funções".

Ou seja, em vez de apenas criar a forma do tecido, a técnica permite incorporar também a função que se deseja dele durante a impressão.

Por exemplo, o tecido metálico é refletor de um lado, mas absorve a luz do outro, proporcionando um meio de gestão passiva do calor. Ele também se mantém forte, mesmo sendo flexível e dobrável.

Proteção e rodas espaciais

Os tecidos metálicos flexíveis poderiam potencialmente ser úteis também para criar grandes antenas e outros dispositivos que possam ser desdobrados ao chegar ao espaço, economizando espaço nos foguetes.

Tecidos metálicos também poderiam ser usados para proteger uma nave espacial de meteoritos, para trajes espaciais ou para capturar objetos na superfície de outro planeta.

Outro uso possível, já que este material flexível pode se amoldar a terrenos irregulares, pode ser a criação de novos tipos de "pés" ou rodas - a NASA está buscando desesperadamente novas tecnologias para rodas depois que as rodas dos seus robôs marcianos degradaram-se muito antes do esperado.

Tecido metálico promete virar moda espacial

[Imagem: NASA/JPL-Caltech]

Fabricação espacial

Além de usar esses tecidos no espaço, os pesquisadores esperam que, no futuro, os astronautas possam fabricar uma variedade de materiais funcionais lá mesmo no espaço.

"Os astronautas poderão imprimir materiais conforme forem necessários - e até mesmo reciclar materiais antigos, quebrá-los e reutilizá-los," prevê Casillas. "A conservação é fundamental quando você está preso no espaço com apenas os recursos que você leva com você."

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Compósitos
  • Impressão 3D
  • Metais e Ligas
  • Exploração Espacial

Mais tópicos