Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Tecido robótico atrai atenção da NASA

Redação do Site Inovação Tecnológica - 17/10/2014

Tecido robótico atrai atenção da NASA
Exoesqueletos e equipamentos mecânicos para uso no espaço estão entre as potencialidades dos tecidos robóticos.
[Imagem: Thomas Chenal et al. (2014)]

Robótica elástica

Os robôs moles, de corpo flexível, têm-se mostrado uma opção interessante devido à simplicidade dos seus mecanismos de locomoção.

Michelle Yuen e seus colegas da Universidade de Purdue, nos Estados Unidos, estão tentando ampliar ainda mais o potencial dessa nova classe de dispositivos.

A ideia é aprimorar um conceito de "tecnologia elástica", que permita construir exoesqueletos de vestir, que possam dar maior firmeza e força às pessoas, robôs com peles sensoriais e roupas para pilotos e astronautas que neutralizem as "forças G" a que eles são submetidos.

Os protótipos iniciais desse tecido robótico consistem de uma malha de algodão contendo sensores plásticos e fios de músculos artificiais feitos com metais com memória de forma, materiais que, depois de flexionados, retornam à posição original quando recebem uma corrente elétrica.

"Nós integramos tanto a atuação quanto o sensoriamento, enquanto a maioria dos tecidos robóticos atualmente em desenvolvimento apresenta somente o sensoriamento ou outros componentes eletrônicos que utilizam malhas condutoras," disse a professora Rebecca Kramer, orientadora da equipe.

O tecido robótico é produzido em uma máquina de costura comum, o que permitirá no futuro sua incorporação em roupas e macacões.

Tecido robótico atrai atenção da NASA

[Imagem: Rebecca Kramer/Purdue University]

Robôs espaciais

Os primeiros testes estão sendo feitos criando "roupas" para blocos de espuma ou materiais infláveis. A força exercida pela roupa robótica transforma esses blocos inertes em robôs que se locomovem como minhocas.

Mas o trabalho já está inscrito em um projeto da NASA que solicitou a vários grupos de pesquisadores que criem "peles elásticas ativas para robótica flexível".

O objetivo é desenvolver uma classe de robôs moles nos quais todos os elementos funcionais sejam incorporados em uma pele elástica. Esta pele deve incluir circuitos eletrônicos flexíveis, que são menos sensíveis às vibrações, o que os tornará resistentes o suficiente para missões espaciais.

Esta tecnologia deverá permitir que os astronautas levem folhas de pele robótica leves e fáceis de guardar, que poderão ser montadas nos objetos necessários quando a missão chegar ao seu destino.

Bibliografia:

Artigo: Conformable Actuation and Sensing with Robotic Fabric
Autores: Michelle Yuen, Arun Cherian, Jennifer Case, Justin Seipel, Rebecca K. Kramer
Revista: IEEE Int. Conference on Intelligent Robotics and Systems

Artigo: Variable Stiffness Fabrics with Embedded Shape Memory Materials for Wearable Applications
Autores: Thomas Chenal, Jennifer Case, Jamie Paik, Rebecca K. Kramer
Revista: IEEE Int. Conference on Intelligent Robotics and Systems
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Músculos Artificiais
  • Robôs Espaciais
  • Tecidos
  • Biomecatrônica

Mais tópicos