Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Meio ambiente

Finalmente uma tecnologia para lidar com derramamentos de óleo?

Redação do Site Inovação Tecnológica - 09/11/2023

Tecnologia para lidar com derramamentos de óleo é 10 vezes melhor
Uma malha especial que separa o óleo da água será usada para revestir tubos, que serão arrastados pela área do derramamento.
[Imagem: Ke Yan et al. - 10.1038/s41893-023-01217-2]

Como limpar derramamento de óleo

Uma nova tecnologia de recuperação de óleo derramado promete melhorar significativamente a capacidade de limpeza das águas afetadas por acidentes envolvendo petróleo ou óleos derivados.

"Quando há um derramamento generalizado de óleo no oceano, ele se difunde lentamente na água, então a rapidez e a eficiência com que você pode recuperar o óleo tem um grande impacto no ambiente marinho," explicou o professor Guihua Yu, da Universidade do Texas em Austin.

Em experimentos em escala de laboratório, os pesquisadores demonstraram uma capacidade para recuperar até 1.400 quilogramas de óleo viscoso por metro quadrado por hora, o que é cerca de 10 vezes melhor do que a forma como o petróleo é limpo hoje.

As técnicas atuais para lidar com derramamentos de óleo são antigas e ineficientes, levando semanas ou mesmo meses de exaustivo trabalho manual para limpeza das áreas afetadas.

A ideia aqui é usar tubos rolantes de diferentes tamanhos e diâmetros para lidar com derramamentos de óleo no mar: Os barcos os puxariam através de uma área de derramamento, onde poderiam concluir as operações de limpeza em um ou dois dias, em comparação com os esforços de semanas exigidos pelas técnicas atuais.

Tecnologia para lidar com derramamentos de óleo é 10 vezes melhor
Além de recuperar mais óleo, a técnica é muito mais rápida, evitando danos ao ambiente marinho.
[Imagem: Ke Yan et al. - 10.1038/s41893-023-01217-2]

Separação óleo/água

A natureza viscosa do óleo torna difícil separá-lo da água.

A tecnologia utiliza um rolo de malha de camada dupla, um material com propriedades que permitem separar o óleo da água, acoplado a uma técnica de aquecimento por indução, que faz a malha soltar o óleo, que então escorre pelo tubo para ser recolhido.

Mais especificamente, o tubo revestido com a malha de gel captura seletivamente o óleo na interface da água do mar na parte inferior e separa misturas viscosas de óleo/água na parte superior. Então, um dispositivo entre as duas camadas captura o óleo agora separado, em seguida, removendo esse óleo do oceano com alta eficiência e alto rendimento.

Os pesquisadores aplicaram aquecimento por indução sem contato à camada superior do tubo para otimizar a reação que separa o óleo da água. Nos experimentos, foi obtida uma eficiência de mais de 99% na separação óleo/água. Isso significa que o óleo coletado também é puro o suficiente para ser reciclado e reutilizado.

A equipe agora se concentrará em dimensionar a tecnologia para seu uso fora do laboratório. Para isso, eles estão procurando parcerias na iniciativa privada para financiar os primeiros testes.

Bibliografia:

Artigo: High-throughput clean-up of viscous oil spills enabled by a gel-coated mesh filter
Autores: Ke Yan, Fei Zhao, Lijia Pan, Yongchang Jiang, Yi Shi, Guihua Yu
Revista: Nature Sustainability
DOI: 10.1038/s41893-023-01217-2
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Impactos sobre o Meio Ambiente
  • Reciclagem e Reaproveitamento
  • Fontes Alternativas de Energia
  • Metais e Ligas

Mais tópicos