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Imagens de satélites e tecnologias espaciais viram recurso didático

Redação do Site Inovação Tecnológica - 19/07/2010

Imagens de satélites e tecnologias espaciais viram recurso didático
O curso apresenta os fundamentos da tecnologia espacial e suas aplicações na agricultura, no estudo do espaço urbano, da vegetação e de bacias hidrográficas.
[Imagem: Inpe]

Sensoriamento remoto

Professores de todo o Brasil participarão do curso Uso Escolar do Sensoriamento Remoto para Estudo do Meio Ambiente no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Ao aprender a utilizar imagens de satélites como recurso didático, os participantes do curso - cerca de 40 professores do ensino fundamental e médio - devem contribuir para disseminar o conhecimento em tecnologias espaciais.

O evento ocorrerá de segunda (19) a sexta-feira (23), em São José dos Campos (SP).

O sensoriamento remoto é considerado hoje a ferramenta imprescindível na prevenção ao desmatamento e no apoio à previsão de safras agrícolas, entre outras aplicações, e pode auxiliar o ensino de várias disciplinas, como geografia, ciências, física, química e história.

Tecnologia espacial

Por meio de aulas teóricas e práticas sobre tratamento de imagens de satélites, cartografia e geoprocessamento, o curso apresenta os fundamentos da tecnologia espacial e suas aplicações na agricultura, no estudo do espaço urbano, da vegetação e de bacias hidrográficas.

As aulas destacam ainda as aplicações em meteorologia, explicando como a tecnologia espacial é importante no estudo de fenômenos atmosféricos e mudanças climáticas, passando por noções de monitoramento e previsão de tempo.

Também estão previstas práticas de campo, com conceitos sobre o sistema de posicionamento global GPS, e a apresentação do Atlas de Ecossistemas da América do Sul e Antártica por meio de Imagens de satélites, material produzido pelo Inpe para educadores.

Experiências de sucesso

A partir do aprendizado neste curso, promovido todos os anos pela Divisão de Sensoriamento Remoto do Inpe, os participantes desenvolvem em suas escolas projetos voltados ao uso de sensoriamento remoto no estudo do meio ambiente.

Posteriormente, os professores apresentam os resultados obtidos. Experiências aplicadas com sucesso em várias cidades brasileiras podem ser conferidas no endereço www.dsr.inpe.br/vcsr/projetos_escolares.html.

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