Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

Tecnologias Quânticas: Soquete para conectar processadores quânticos

Redação do Site Inovação Tecnológica - 21/11/2016

Tecnologias Quânticas: Soquete para conectar processadores quânticos
O soquete permite conectar inúmeros bits quânticos supercondutores, viabilizando a construção de processadores grandes.
[Imagem: University of Waterloo]

Conector de qubits

Uma equipe internacional, trabalhando na Universidade de Waterloo, no Canadá, desenvolveu uma nova técnica de fiação capaz de conectar e controlar bits quânticos supercondutores, uma das técnicas de computação quântica em estágio mais avançado de desenvolvimento.

O dispositivo de conexão representa um passo importante para a construção de módulos de processamento e armazenamento que possam ser interconectados para viabilizar um computador quântico de grande porte, com um número de bits muito maior do que as demonstrações realizadas em laboratório até agora.

"O soquete quântico é um método de fiação que usa fios tridimensionais montados sobre pinos com molas para endereçar qubits individuais," explicou Jeremy Béjanin, principal responsável pela construção do dispositivo.

"A técnica conecta a eletrônica clássica com os circuitos quânticos, e é extensível muito além dos limites atuais, de um a possivelmente alguns milhares de qubits," completou Béjanin.

Conexão do quente ao frio

Para controlar (gravar) e medir (ler) os qubits supercondutores, são usados pulsos de micro-ondas.

Esses pulsos devem ser enviados, das fontes geradoras dedicadas, até os qubits, por meio de uma rede de cabos adequados. Esses cabos devem fazer a conexão entre a eletrônica de temperatura ambiente de controle e o ambiente frio do criostato onde ficam os bits supercondutores.

O que a equipe realizou foi justamente a construção dessa rede de cabos, uma infraestrutura complexa e considerada até agora uma barreira substancial à ampliação da escala dos processadores quânticos.

Bibliografia:

Artigo: Three-Dimensional Wiring for Extensible Quantum Computing: The Quantum Socket
Autores: Jeremy H. Béjanin, Thomas G. McConkey, John R. Rinehart, Carolyn T. Earnest, Corey Rae H. McRae, Daryoush Shiri, James D. Bateman, Yousef Rohanizadegan, B. Penava, P. Breul, S. Royak, M. Zapatka, A. G. Fowler, Matteo Mariantoni
Revista: Physical Review Applied
Vol.: 6, 044010
DOI: 10.1103/PhysRevApplied.6.044010
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Computação Quântica
  • Spintrônica
  • Software e Programação
  • Processadores

Mais tópicos