Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Tela 3D gera imagem ativando nanocristais fluorescentes com laser

Redação do Site Inovação Tecnológica - 13/01/2008

Tela 3D gera imagem volumétrica acionando nanocristais fluorescentes com laser

Pesquisadores da Universidade de Oklahoma, nos Estados Unidos, anunciaram ter dado dois passos fundamentais rumo à criação de telas 3D verdadeiras, capazes de projetar imagens tridimensionais no interior de uma tela cúbica sem partes móveis.

Tela 3D

A nova tela 3D, tecnicamente conhecida como tela de volume estático e comercialmente batizada de CSpace, faz a projeção em um cubo de polímero transparente disparando feixes de raios laser em nanopartículas fluorescentes incorporadas na matriz de polímero.

Os pesquisadores conseguiram, primeiro, sintetizar cristais nanoparticulados que apresentam fluorescência na cor verde e, segundo, dispersar de maneira uniforme os nanocristais no interior do material polimérico.

Nanocristais acionados por laser

"A criação dos nanocristais no tamanho necessário e com características dispersíveis é um feito muito difícil, e a subseqüente dispersão física do nanomaterial no material hospedeiro é ainda mais desafiadora," diz o Dr. Gerard Newman, um dos pesquisadores e fundadores da empresa emergente 3DIcon, que pretende comercializar as telas 3D no futuro.

O projeto da 3DIcon é criar uma tela tridimensional na qual as nanopartículas fluorescentes sejam acionadas individualmente por meio de raios laser precisamente coordenados, excitando as nanopartículas para que elas emitam as três cores primárias - vermelho, verde e azul - para criar uma imagem volumétrica em cores reais.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Imagens 3-D
  • Holografia
  • Telas e Monitores
  • Nanopartículas

Mais tópicos