Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Tela de papel é brilhante, barata e descartável

Com informações da New Scientist - 11/05/2015

Tela de papel descartável
O papel brilha tanto quanto um monitor de computador.
[Imagem: Advanced Functional Materials]

Telas descartáveis

Talvez a briga entre papel, papel eletrônico e telas não precise ir às vias de fato.

A equipe do professor Ludvig Edman, da Universidade de Umea, na Suécia, acaba de fabricar uma tela emissora de luz a partir de papel comum.

Essa "tela de papel" poderia viabilizar telas descartáveis para embalagens de produtos, revistas ou jornais, tudo usando materiais baratos e ambientalmente amigáveis.

Para construir a tela, a equipe usou um aerógrafo para pulverizar seis camadas de materiais diferentes sobre um pedaço de papel: um adesivo inicial, quatro camadas condutoras que transformam a eletricidade em luz, e uma camada de acabamento para manter tudo no lugar.

Quando alimentado com 11 volts, o papel brilha tanto quanto um monitor de computador.

Tela inquebrável

O professor Edman afirma que as telas de papel feitas por pintura ou impressão poderiam ser uma alternativa de baixo custo aos LEDs e aos OLEDs usados nas telas mais caras. Esses diodos emissores de luz são eficientes, mas caros, por isso, uma versão ambientalmente amigável e barata teria seu apelo, defende ele.

A tela impressa é tão flexível quanto o papel que lhe dá sustentação. Por não ter componentes de vidro, ela não representaria riscos se incorporada em embalagens, revistas ou mesmo livros, defende a equipe.

Bibliografia:

Artigo: Light-Emitting Paper
Autores: Amir Asadpoordarvish, Andreas Sandström, Christian Larsen, Roger Bollström, Martti Toivakka, Ronald Österbacka, Ludvig Edman
Revista: Advanced Functional Materials
Vol.: Article first published online
DOI: 10.1002/adfm.201500528
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Telas e Monitores
  • LEDs
  • Interfaces
  • Fotônica

Mais tópicos