Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Primeira tela flexível à base de grafeno

Redação do Site Inovação Tecnológica - 11/09/2014

Primeira tela flexível à base de grafeno
Os pesquisadores afirmam que versões futuras poderão incluir camadas de cristal líquido (LCD) e LEDs orgânicos (OLEDs) para criar uma tela a cores.
[Imagem: Universidade de Cambridge]

Tela de grafeno

Talvez preocupados com a molibdenita nos calcanhares do grafeno, pesquisadores do Centro de Grafeno da Universidade de Cambridge uniram-se à empresa Plastic Logic - criada dentro da própria universidade - para fazer uma demonstração de que o material tem condições para ser usado rapidamente em aplicações práticas.

Para isso, a equipe construiu a primeira tela flexível na qual os elementos fundamentais - os pixels - levam grafeno em sua camada de controle.

O protótipo é uma tela eletroforética de matriz ativa, similar às telas usadas nos leitores eletrônicos de livros, exceto que ela é feita de plástico flexível em vez de vidro.

O sistema eletrônico que controla os pixels inclui um eletrodo de grafeno criado por deposição do material inicialmente em solução. Esse eletrodo com grafeno substitui os eletrodos de metal pulverizado usado nas telas convencionais.

Essa função coadjuvante - funcionar como um eletrodo de carbono - parece muito pouco para um material que promete ser a estrela de uma nova geração de eletrônicos muito mais eficientes - quase como colocar um craque para atuar como gandula.

Contudo, o grafeno é mais flexível do que os materiais convencionais, como a cerâmica de óxido de índio-estanho (ITO), e mais transparente do que as películas metálicas.

A camada de grafeno ultraflexível pode ajudar na construção de dispositivos eletrônicos dobráveis, por exemplo. E o fato de o material poder ser processado a partir de uma solução permite abordagens mais eficazes de produção, como a impressão rolo-a-rolo, já típica da eletrônica orgânica - que utiliza materiais à base de carbono.

O protótipo tem 150 pixels por polegada (150 ppi) e foi fabricado a baixas temperaturas (menos de 100° C) usando a tecnologia OTFT (Organic Thin Film Transistor, ou Transístor Orgânico de Filme Fino).

Os pesquisadores afirmam que versões futuras poderão incluir camadas de cristal líquido (LCD) e LEDs orgânicos (OLEDs) para criar uma tela a cores.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Telas e Monitores
  • Grafeno
  • Interfaces
  • Eletrônica Orgânica

Mais tópicos