Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Tela de neblina promete novas formas de interação

Redação do Site Inovação Tecnológica - 11/04/2014

Tela de neblina promete novas formas de interação
Ao contrário da holografia, todas as imagens são 2D, apenas passando da projeção horizontal, na mesa, para vertical, na névoa.
[Imagem: Bristol Interaction and Graphics Group/Universidade de Bristol]

2D duplo

Enquanto as telas holográficas de verdade não chegam, talvez você possa ir quebrando o galho como uma tela "semi-holográfica".

Diego Plasencia e Sriram Subramanian, da Universidade de Bristol, no Reino Unido, criaram o que eles chamam de "tela pessoal".

A base da interface é uma mesa sensível ao toque, do tipo já disponível comercialmente.

A novidade é o acréscimo de quatro "telas 3D", nas quais as imagens são geradas em uma neblina mantida acima da mesa.

O invento recebeu o nome de MisTable, uma junção de mist (névoa) e table (mesa).

Na verdade todas as imagens são 2D, apenas passando da projeção horizontal, na mesa, para vertical, na névoa. Como há uma cortina de névoa em cada lado da mesa, até quatro usuários passam a contar com suas telas pessoais, além da tela da mesa, que é comunitária.

Tela de neblina promete novas formas de interação
Esquema da Mistable.
[Imagem: Bristol Interaction and Graphics Group/Universidade de Bristol]

Tela molhada

"A MisTable alarga o potencial das mesas convencionais de muitas maneiras novas e únicas. A tela pessoal fornece uma linha de visão direta e acesso aos diferentes espaços de interação. Os usuários podem estar cientes das ações uns dos outros e podem facilmente alternar entre interagir com a tela pessoal, com a superfície da mesa ou com a seção de interação," disse o professor Subramanian, que já havia criado uma tela 3D mecânica.

O usuário pode ver e manipular as imagens verticais e as imagens horizontais, e movê-las de um ambiente para outro, trazendo as imagens da mesa para seu espaço pessoal, ou transferindo as imagens do seu espaço para o espaço coletivo.

"Isto permite entrar e sair das tarefas compartilhadas e alternar entre o trabalho individual e grupal," propõe Subramanian.

Se o aparato atenderá a alguma necessidade prática é algo que ainda terá que ser demonstrado.

Se atender, o artefato poderá vir com uma toalhinha para secar as mãos depois que o usuário manipular sua névoa pessoal.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Telas e Monitores
  • Interfaces
  • Inteligência Artificial
  • Imagens 3-D

Mais tópicos