Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

Telas maleáveis de alta eficiência são demonstradas pela primeira vez

Redação do Site Inovação Tecnológica - 09/10/2008

Telas maleáveis - OLEDs - Telas a laser

[Imagem: Fred Swist/IOP]

Pesquisadores da Sony e do Max Planck Institute, da Alemanha, trabalhando conjuntamente, demonstraram uma nova forma de fabricação de telas totalmente flexíveis que poderá tornar as telas rígidas das TVs e computadores atuais uma coisa do passado.

Tela maleável

Os pesquisadores demonstraram o funcionamento de diodos emissores de luz orgânicos, os chamados OLEDs, incorporados no interior de uma matriz de polímero viscoso, o que significa que a tela é maleável, podendo ser moldada conforme a necessidade.

"Segundo o que pudemos averiguar, nós demonstramos pela primeira vez uma tela UC colorida versátil, transparente e totalmente orgânica. As telas descritas são também flexíveis e apresentam excelente brilho," dizem os cientistas em seu artigo.

Tela "up-conversion"

O termo "tela UC" que os cientistas usam refere-se à expressão up-conversion, um mecanismo óptico por meio do qual um determinado comprimento de onda da luz - neste caso vermelho ou infravermelho - é excitado para a geração de luz em um comprimento de onda maior - neste caso, azul.

A nova estrutura polimérica e a combinação inovadora dos compostos orgânicos que compõem os OLEDs também garantem um baixíssimo consumo de energia - menos de 15 mW de potência aplicada por centímetro quadrado, o que é muito menos do que as tecnologias concorrentes, incluindo as telas a laser.

Como a tela é emissiva, e não reflexiva, não ocorre o efeito de dispersão da luz conhecido como speckle, que vem retardando a disseminação das TVs a laser. Em comparação com as telas LCD, a nova tela orgânica tem tempos de resposta entre 1 microssegundo e 500 microssegundos - as telas LCD têm valores na faixa dos milissegundos.

Bibliografia:

Artigo: Annihilation Assisted Upconversion: All-Organic, Flexible and Transparent Multicolour Display
Autores: S Baluschev, V Yakutkin, T Miteva, G Wegner, T Roberts, G Nelles, A Yasuda, S Chernov, S Aleshchenkov, A Cheprakov
Revista: New Journal of Physics
Vol.: Published online
DOI: 10.1088/1367-2630/10/1/013007
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Telas e Monitores
  • Fotônica
  • Eletrônica Orgânica
  • LEDs

Mais tópicos