Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Telemicroscópio virtual permite exames clínicos à distância

Redação do Site Inovação Tecnológica - 14/04/2008


Cientistas norte-americanos e chineses, trabalhando conjuntamente, construíram um telemicroscópio virtual, um equipamento que permite que a visualização microscópica de tecidos e materiais de biópsias seja feita automaticamente e enviada para o médico em qualquer parte do mundo.

Assistência em locais remotos

O equipamento robotizado permitirá que os patologistas façam diagnósticos de câncer e outras doenças em pacientes vivendo em locais remotos, sem acesso a hospitais com os equipamentos necessários ou mesmo a médicos especialistas.

Desenvolvido pelas equipes dos médicos Virginia Anderson e Jiang Gu, o telemicroscópio virtual escaneia automaticamente as imagens coletadas pelo microscópio, analisando-as por meio de um software específico. O programa analisa as imagens em várias escalas de ampliação. Depois de capturar as informações mais relevantes, o programa envia as imagens comprimidas por email para o médico.

O equipamento já está em testes na China, cobrindo mais de 600 hospitais que não possuem um patologista em seus quadros.

Microscópio robotizado

O equipamento portátil consiste em um computador e um microscópio integrados, com o sistema podendo ser conectado em rede para acessar automaticamente a internet. O microscópio robotizado analisa toda a amostra de tecido colhida do paciente. Onde for necessário efetuar maiores análises ele coleta mais imagens com maior ampliação.

"O telemicroscópio virtual foi projetado da forma que os patologistas pensam e trabalham," explica a Dra. Anderson. "Um patologista nunca irá escanear uma seção histopatológica inteira na maior ampliação possível. Isso é ineficiente e desnecessário. Os slides preparados por um patologista experiente serão focados nas áreas mais importantes para se fazer o diagnóstico."

O equipamento foi patenteado e deverá entrar em produção comercial nos próximos meses.

Bibliografia:

Artigo: Assessment of diagnostic accuracy and feasibility of dynamic telepathology in China
Autores: Xinxia Li, Encong Gong, Michael A. McNutt, Jianying Liu, Feng Li, Ting Li, Virginia M. Anderson, Jiang Gu
Revista: Human Pathology
Vol.: 39, Issue 2, Pages 236-242
DOI: 10.1016/j.humpath.2007.06.008
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Microscópios
  • Saúde e Reabilitação
  • Software e Programação
  • Saúde e Reabilitação

Mais tópicos