Espaço

Telescópio terá escudo com Fator de Proteção Solar de 1.000.000

Telescópio terá escudo com Fator de Proteção Solar de 1.000.000
Cada uma das cinco camadas do escudo tem uma espessura equivalente à metade da espessura de uma folha de papel. [Imagem: NASA]

Super protetor solar

Quando o Telescópio Espacial James Webb subir ao espaço, seus instrumentos terão que ser protegidos do calor e da luz do Sol.

Esse escudo solar funcionará exatamente como um guarda-sol de praia, mas os sensíveis instrumentos do telescópio precisarão de uma proteção bem mais rigorosa.

A saída foi construir um guarda-sol espacial com nada menos do que cinco camadas.

"Cada uma das cinco camadas do escudo tem uma espessura equivalente à metade da espessura de uma folha de papel. Elas trabalham em conjunto para oferecer um Fator de Proteção Solar de 1.000.000," conta John Durning, gerente do projeto do telescópio James Webb.

E será um belo guarda-sol também em dimensões: quando aberto, ele cobrirá uma área equivalente à de uma quadra de tênis.

Escudo solar

O principal material desse escudo solar chama-se Kapton, capaz de suportar temperaturas de -237 a 377°C.

As folhas de Kapton são recobertas com uma camada de alumínio, que reflete a radiação infravermelha.

As duas camadas mais internas são recobertas com um revestimento eletricamente condutor, à base de silício, para evitar o acúmulo de cargas elétricas e minimizar o calor absorvido do Sol.

Quando em órbita, o guarda-sol do James Webb criará um diferencial de temperatura de 330 K entre a camada mais quente e a camada mais fria.

O uso de múltiplas camadas permite que a maior parte da radiação seja refletida de volta para o espaço antes de alcançar a próxima, criando uma queda sensível de temperatura entre uma camada e a próxima.

Guarda-sol espacial

Durante o lançamento, o guarda-sol ficará dobrado dentro de uma caixa. No espaço ele será aberto por um braço telescópico, com um princípio de funcionamento parecido com o de um guarda-chuva comum.

As cinco camadas serão abertas e mantidas afastadas umas das outras por um sistema de barras metálicas e cabos. Dois motores elétricos, um de cada lado do telescópio, vão puxar os cabos para manter o escudo aberto e bem estendido.





Outras notícias sobre:

Mais Temas