Plantão

Redação do Site Inovação Tecnológica - 24/04/2015

Telescópio espacial Hubble completa 25 anos

[Imagem: NASA]

Fogos de artifício cósmicos

Esta verdadeira tapeçaria cósmica foi a imagem escolhida pela NASA para comemorar os 25 anos do telescópio espacial Hubble, certamente o instrumento científico mais popular da história.

"O Hubble transformou completamente nossa visão do Universo, revelando a verdadeira beleza e riqueza dos cosmos," disse o ex-astronauta John Grunsfeld. "Esta vista de fogos de artifício estrelados e gás brilhante é uma imagem apropriada para a nossa celebração de 25 anos da incrível ciência feita pelo Hubble."

Essa "velinha do bolo" do Hubble é um aglomerado gigante de cerca de 3.000 estrelas, chamado Westerlund 2, em homenagem ao astrônomo sueco Bengt Westerlund, que descobriu o agrupamento na década de 1960. O aglomerado está no meio de uma maternidade estelar muito fértil, chamada Gum 29, a 20 mil anos-luz de distância da Terra, na constelação de Carina.

Sempre moderno

O telescópio espacial Hubble é um empreendimento conjunto entre as agências espaciais norte-americana (NASA) e europeia (ESA).

Levado ao espaço em 24 de Abril de 1990, a bordo do ônibus espacial Discovery, as primeiras imagens saíram borradas, e ele só começou a fazer ciência de verdade em 1993, depois que uma missão do ônibus espacial Endeavour inseriu lentes que corrigiram o problema da aberração esférica dos seus espelhos.

Depois de anos de bons serviços, mais três missões de manutenção e uma ameaça de abandono, a NASA finalmente resolveu fazer uma atualização tecnológica radical, o que tornou o Hubble 90 vezes mais poderoso do que o projeto original - uma missão do ônibus Atlantis realizou, em 2009, a última missão de manutenção do Hubble, trocando seus principais componentes e praticamente tornando-o um novo telescópio, capaz de ver ainda mais longe.

Com o fim dos ônibus espaciais, não há previsão de novos consertos e atualizações do telescópio mais famoso do mundo, mas a preparação da NASA para missões de recolhimento de amostras em asteroides poderá mudar essa situação.