Espaço

Telescópio Espacial Kepler terá upgrade de software

Redação do Site Inovação Tecnológica - 17/03/2011

Telescópio Espacial Kepler terá upgrade de software
Uma nova função permitirá que os cientistas efetuem diagnósticos de validação dos dados, obtendo informações para priorizar alvos interessantes para novas observações.

Upgrade espacial

Pouco mais de dois anos depois de seu lançamento, o telescópio espacial Kepler já entrou para a história graças a uma série imbatível de descobertas.

As duas mais recentes incluem 54 planetas na zona habitável e um sistema planetário com seis planetas.

Mas os cientistas parecem não estar satisfeitos e querem mais, muito mais.

Para isso, eles estão preparando uma atualização no programa de gerenciamento do telescópio.

O upgrade inclui no programa descobertas recentes e avanços alcançados no processamento dos dados das chamadas "assinaturas" dos planetas em trânsito.

Visão mais aguçada

A atualização de software deverá aumentar substancialmente a capacidade do telescópio para descobrir planetas com as dimensões da Terra e mesmo planetas ainda menores, o que era considerado muito difícil até agora.

Será possível também descobrir planetas tanto com períodos orbitais mais longos do que o que é possível com a versão atual do programa, quanto com períodos orbitais extremamente pequenos.

Há uma expectativa entre os astrônomos que o telescópio seja capaz de encontrar não apenas planetas, mas também luas habitáveis.

Modo de segurança

O telescópio Kepler deu um susto nos astrônomos no início de Fevereiro, quando entrou espontaneamente em modo de segurança. Mas o problema foi resolvido e os dados científicos coletados foram baixados sem problemas.

A próxima atualização de software está planejada para o dia 14 de Março, mas a nova versão do programa de gerenciamento só deverá estar totalmente funcional a partir de Junho.