Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

Telescópio GLAST vai captar as maiores explosões do universo

Redação do Site Inovação Tecnológica - 29/01/2008

Telescópio GLAST vai captar as maiores explosões do universo

Aos olhos humanos, o céu noturno parece sempre tranqüilo e sereno. Mas se nossos olhos fossem capazes de captar raios gama, veríamos que o universo é um lugar repleto de explosões violentas, caóticas e inesperadas.

Maiores explosões do universo

Utilizando telescópios especiais, capazes de captar justamente os raios gama, os cientistas conseguem captar essas explosões, muito curtas, mas extremamente violentas. Acredita-se não haver nada tão poderoso no universo quanto uma dessas explosões de raios gama.

Enquanto os fótons - as partículas-onda básicas - da luz que enxergamos, possuem uma energia entre 2 e 3 elétron-volts, os fótons de raios gama têm energia acima de 10 giga-elétron-volts (GeV), ou seja, bilhões de vezes mais fortes do que a luz comum.

Explosões de raios gama

Ainda não sabemos o que causam as explosões de raios gama. Teorias especulam tratar-se da colisão de estrelas de nêutrons ou uma espécie de "hipernova", uma super-supernova que surge quando estrelas gigantescas explodem. Mas uma coisa os cientistas já têm certeza: essas explosões acontecem a distâncias astronômicas, muito distantes da nossa "pacata" Via Láctea.

Telescópio Glast

Agora, acaba de ficar pronto o GLAST, o mais novo telescópio espacial para observação de raios gama, que deverá ser lançado pela NASA em Maio. GLAST é uma sigla para telescópio espacial de raios gama de grande cobertura ("Gamma-Ray Large Area Space Telescope").

Os telescópios atuais já registraram 2.704 explosões de raios gama. Os cientistas esperam que o Glast consiga registrar mais de 50 por ano, graças aos seus instrumentos de última geração e capazes de captar explosões de raios gama de mais alta energia.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Telescópios
  • Universo e Cosmologia
  • Sondas Espaciais
  • Exploração Espacial

Mais tópicos