Informática

Teletransporte por fibra óptica alcança 6 km de distância

Redação do Site Inovação Tecnológica - 31/10/2018

Teletransporte por fibra óptica a 6 km de distância
Esquema conceitual do aparato necessário para o teletransporte quântico por fibra óptica.
[Imagem: Meiru Huo et al. - 10.1126/sciadv.aas9401]

Teletransporte quântico

Você ainda não poderá viajar de um lugar a outro instantaneamente, mas o teletransporte quântico já se tornou prático há algum tempo, sendo uma das grandes promessas para operações seguras de criptografia quântica.

No teletransporte, o dado contido em uma partícula é transmitido à distância para outra partícula instantaneamente, graças ao fenômeno do entrelaçamento, em que duas partículas ficam "conectadas" de uma forma que qualquer coisa que acontecer a uma alterará imediatamente a outra.

Mas essa forma de teletransporte só havia sido demonstrada em distâncias muito curtas em laboratório, o que inclui uma sala de teletransporte do tamanho de um chip.

Teletransporte por fibra óptica

Agora, Meiru Huo e seus colegas da Universidade de Shanxi, na China, usaram uma fibra óptica comum para realizar o teletransporte dos fótons continuamente variáveis de um laser a uma distância de 6 quilômetros.

A informação foi replicada no local de recebimento com uma precisão maior do que seria possível usando a física clássica.

Isto significa que o teletransporte quântico torna-se agora mais uma ferramenta no arsenal prático dos físicos e engenheiros que estão trabalhando para tornar práticas a computação quântica e a criptografia quântica - e nada mais prático do que fazer isto usando as redes já instaladas de fibras ópticas, conforme se demonstrou recentemente em um teste realizado na Espanha.

Artigo: Deterministic quantum teleportation through fiber channels