Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Termelétrica a carvão será inaugurada com promessa de não poluir

Com informações da Agência Brasil - 25/01/2011

Termelétrica a carvão será inaugurada com promessa de não poluir
A grande novidade da nova usina é a utilização de dessulfurizadores, uma tecnologia que reduz os impactos ambientais da termelétrica.
[Imagem: CGTEE]

Usina de Candiota

A terceira fase da Usina Termelétrica Candiota 3 será inaugurada na próxima sexta-feira (28), com a presença da presidenta Dilma Rousseff.

Localizada na cidade de Candiota, no sul do Rio Grande do Sul, a termelétrica tem capacidade instalada de 350 megawatts e começou a gerar energia no dia 3 de janeiro.

A obra, avaliada em R$ 1,3 bilhão, teve financiamento de US$ 430 milhões do China Development Bank (CDB) e foi construída pela Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica (CGTEE).

Dessulfurizadores

A grande novidade da nova usina é a utilização de dessulfurizadores, uma tecnologia que reduz os impactos ambientais da termelétrica.

Segundo o presidente da CGTEE, Sereno Chaise, a mesma tecnologia será utilizada também nas usinas antigas, muito poluentes. "Hoje, a energia produzida a carvão, desde que se adapte a esses instrumentos, pode ser considerada energia limpa. E a nova usina conta com todos eles. Vai significar agressão zero ao meio ambiente", garantiu.

Chaise deve aproveitar a inauguração da fase C da usina para anunciar a contratação da empresa que fará os estudos técnicos para ampliação da termelétrica, com a construção da fase D.

Termelétrica a carvão será inaugurada com promessa de não poluir
Hoje, 46% da energia produzida em todo o mundo é originária do carvão. No Brasil, esse percentual é de 1,2%.
[Imagem: CGTEE]

Dos 350 megawatts instalados, 292 megawatts já foram comercializados em leilão da Agência Nacional de Energia Elétrica, em dezembro de 2005.

Energia do carvão

"Hoje, 46% da energia produzida em todo o mundo é originária do carvão. Aqui no Brasil, esse percentual é de 1,2%. As nossas jazidas de carvão são inesgotáveis. Se fizermos toda nossa energia oriunda a carvão, temos energia para mais de 500 anos. O combustível está aí, os financiamentos internacionais estão batendo na nossa porta. Então, por que não fazer?", disse ele ao defender o investimento.

Para o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, a nova usina traz segurança energética para a Região Sul, onde o potencial hidrelétrico já está esgotado. Segundo ele, a fiscalização dos órgãos ambientais garante a segurança do empreendimento para o meio ambiente.

A energia gerada pela termelétrica será compartilhada com o Sistema Interligado Nacional, que é coordenado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Geração de Energia
  • Impactos sobre o Meio Ambiente
  • Fontes Alternativas de Energia
  • Mineração

Mais tópicos