Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

Termina simulação de missão a Marte

ESA - 16/07/2009


Missão simulada a Marte

Uma tripulação de seis voluntários concluiu hoje a sua simulação de uma missão a Marte, saindo de um centro de isolamento especial em Moscou, na Rússia, pela primeira vez em 105 dias. A sua missão faz parte do programa Mars500 que ajudará a compreender os aspectos médicos e psicológicos de um voo espacial de longa duração.

A tripulação de seis elementos inclui dois tripulantes da Agência Espacial Europeia (ESA): Oliver Knickel, um engenheiro mecânico do exército alemão e Cyrille Fournier, um piloto de aviação francês. Os outros quatro tripulantes da missão simulada são russos: os cosmonautas Sergei Ryazansky (comandante), Oleg Artemyez, Alexei Baranov, médicos, e Alexei Shpakov, preparador físico.

"Concluímos a nossa missão com êxito", afirmou Oliver Knickel, participante no programa Mars500 da ESA. "É um grande feito do qual estou muito orgulhoso. Espero que os dados científicos que fornecemos ao longo dos últimos meses ajudem a tornar possível uma missão a Marte".

Termina simulação de missão a Marte
No início de 2010 outra tripulação de seis membros será isolada na mesma câmara para experimentar uma missão completa de 520 dias a Marte.
[Imagem: ESA]

Experimentos científicos

Dentro do centro de isolamento no Instituto de Problemas Biomédicos (IBMP), a tripulação foi submetida a uma série de cenários, tal como se estivesse viajando de fato para o Planeta Vermelho, incluindo o lançamento, a viagem de ida, a chegada, a transferência para a superfície, o retorno ao espaço e, finalmente, a longa viagem de regresso.

Os participantes também foram submetidos a experiências científicas para avaliar os efeitos do isolamento segundo vários parâmetros psicológicos e fisiológicos.

A tripulação cultivou alguns dos seus próprios alimentos, tais como alface, rabanete e couve para complementar as refeições pré-embaladas para astronautas. Passaram os tempos livres lendo, vendo filmes, tocando e jogando em conjunto.

"Tivemos um extraordinário espírito de equipe ao longo dos 105 dias", afirmou Cyrille Fournier, participante no programa Mars500 da ESA. "Viver durante tanto tempo num ambiente confinado só pode funcionar se a tripulação se der realmente bem. A tripulação é a chave crucial para o êxito da missão; isso tornou-se muito claro para mim durante estes 105 dias".

Próxima missão: 520 dias

Simonetta Di Pippo, Diretora de Voos Espaciais Tripulados da ESA, esteve presente na abertura da escotilha e saudou a tripulação à medida que cada um ia saindo do módulo. "A tripulação fez um excelente trabalho", afirmou Di Pippo. "Gostaria de congratular em particular o Oliver e o Cyrille. Estou orgulhosa dos contributos pessoais e profissionais que deram para tornar esta simulação de 105 dias um êxito. Estou ansiosa pela simulação total do próximo ano, que durará 520 dias".

No início de 2010 outra tripulação de seis membros será isolada na mesma câmara para experimentar uma missão completa de 520 dias a Marte. Ambos os estudos fazem parte do programa Mars500 que está sendo conduzido pela ESA e pelo seu parceiro russo IBMP.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Marte
  • Exploração Espacial
  • Estação Espacial Internacional
  • Foguetes

Mais tópicos