Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Livro gratuito sistematiza termos da ciência da informação

Com informações do MCTI - 04/11/2014


O IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia) lançou o Tesauro Brasileiro de Ciência da Informação.

Com 384 páginas, a obra gratuita sistematiza os principais termos e conceitos dessa área de conhecimento.

Segundo a pesquisadora Lena Vânia Ribeiro Pinheiro - autora do trabalho juntamente com Helena Dodd Ferrez -, o tesauro é um instrumento importante para professores, pesquisadores, profissionais, instituições de informação em geral e alunos.

A obra de referência pode ser usada nas atividades de indexação e recuperação de informações da área, em periódicos, bases de dados, repositórios, catálogos e bibliotecas digitais, isto é, em serviços e produtos de informação.

"Na vastidão de informações, sobretudo no ciberespaço, uma ferramenta desta natureza é fundamental para recuperar e acessar informações com precisão," disse Lena.

De acordo com o diretor da Biblioteca Central da Universidade de Brasília (UnB), Emir Suaiden, a recuperação da informação é questão central na ciência da informação, desde o seu surgimento como campo científico.

Segundo ele, com os avanços da ciência e da tecnologia e a era da sociedade da informação, a internet e a proliferação vertiginosa de informações, os tesauros são instrumentos essenciais de busca e acesso à informação. Consistência, precisão e relevância da informação constituem qualidades básicas nesse processo e dependem principalmente dessas obras.

"O Ibict devia essa obra àqueles que lidam com as questões de linguagem documentária, uma vez que a iniciativa da construção de um tesauro em ciência da informação, de 1989, não chegou a ser publicada, ficou restrita ao uso interno e não teve continuidade," lembra Suaiden.

O Tesauro Brasileiro de Ciência da Informação pode ser lido ou baixado gratuitamente no formato pdf.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Software e Programação
  • Sites de Pesquisa
  • Software Livre
  • Armazenamento de Dados

Mais tópicos