Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

Tinta de nanotubos imprime transistores e células solares

Redação do Site Inovação Tecnológica - 06/03/2009

Tinta de nanotubos poderá imprimir transistores e células solares
A parte de cima da imagem mostra nanotubos metálicos e semicondutores. A parte de baixo mostra o mesmo lote depois do processo de cicloadição, contendo apenas nanotubos semicondutores.
[Imagem: Cornell]

Cientistas criaram uma tinta de nanotubos de carbono que poderá ser utilizada para imprimir componentes semicondutores - sejam transistores para circuitos eletrônicos ou células fotovoltaicas para painéis solares - sobre substratos finos e flexíveis.

A técnica, que envolve o tratamento dos nanotubos de carbono com moléculas à base de flúor, foi desenvolvida por pesquisadores da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, em colaboração com a empresa DuPont.

Nanotubos semicondutores

Os nanotubos de carbono são excelentes candidatos para uma quantidade inumerável de aplicações.

Contudo, para operarem como transistores, eles devem antes ser convertidos em semicondutores - normalmente os nanotubos de carbono são condutores excepcionais.

Ao serem produzidos com as técnicas atualmente disponíveis, apenas uma pequena parcela dos nanotubos é semicondutora, com a maioria sendo metálica. E separá-los em grande escala até agora era uma tarefa inviável.

Cicloadição

O que a equipe coordenada por George Malliaras e Graciela Blanchet conseguiu foi desenvolver uma forma de eliminar os nanotubos metálicos, colocando-os em contato com uma solução à base de flúor.

Por meio de um processo chamado cicloadição, as moléculas de flúor destroem os nanotubos metálicos ou os convertem para nanotubos semicondutores.

O resultado é um lote de nanotubos inteiramente semicondutores, que pode ser utilizado na forma de suspensão para a criação da tinta semicondutora.

Bibliografia:

Artigo: Suppression of Metallic Conductivity of Single-Walled Carbon Nanotubes by Cycloaddition Reactions
Autores: Mandakini Kanungo, Helen Lu, George G. Malliaras, Graciela B. Blanchet
Revista: Science
Vol.: 323 No. 234
DOI: 10.1126/science.1166087
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Nanotubos
  • Semicondutores
  • Eletrônica Orgânica
  • Tintas

Mais tópicos