Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Materiais Avançados

Tinta dos ônibus espaciais vira revestimento térmico para residências

Redação do Site Inovação Tecnológica - 20/10/2008

Tinta dos ônibus espaciais vira revestimento térmico para residências
Imagem termal de um prédio energeticamente eficiente. Ao fundo pode-se ver outro prédio, que não recebeu a tinta termicamente isolante, irradiando e desperdiçando energia. Neste exemplo, está se considerando a conservação do aquecimento interno do prédio
[Imagem: Insuladd Company]

O mínimo que se espera de edifícios ambientalmente corretos é que eles não desperdicem energia. E nessa guerra vale tudo, até mesmo utilizar soluções da era espacial.

Sistemas de ar condicionado mais eficientes estão entre as principais armas das construtoras para diminuir o impacto ambiental dos novos empreendimentos quando o assunto é consumo de energia.

E agora elas poderão contar com mais um aliado - um pó termicamente isolante que foi desenvolvido pela NASA para proteger os ônibus espaciais.

Quando misturado à tinta, esse pó ajuda a manter a temperatura no interior dos edifícios, diminuindo o consumo de energia dos aparelhos de ar-condicionado.

Revestimento térmico dos ônibus espaciais

Durante o lançamento, o calor gerado pelos foguetes e a própria resistência do ar, quando o ônibus espacial acelera rapidamente através da atmosfera, podem causar grandes danos. Para proteger a nave, os engenheiros da NASA desenvolveram um revestimento que pode ser aplicado na forma de spray, como uma tinta comum.

Batizado de MCC-1 (Marshall Convergent Coating-1), o material contém minúsculas esferas de vidro ocas, misturadas a partículas de cortiça e epóxi. Esse material está em uso nos ônibus espaciais desde 1996, quando substituiu o revestimento anteriormente utilizado, que continha materiais tóxicos e danosos ao meio ambiente.

Camada termicamente isolante

Nos ônibus espaciais a camada termicamente isolante é aplicada ao mesmo tempo que a tinta, a partir de dois bocais independentes. Mas o processo foi adaptado para uso em residências, podendo agora ser simplesmente misturado à tinta e aplicado com pincéis e rolos.

As esferas microscópicas ocas são dissolvidas na tinta e aplicadas normalmente. Quando a tinta seca, as esferas formam uma camada isolante protetora que transforma a parede em uma superfície termicamente refletora. Rebatizado como Insuladd®, o material foi licenciado para a empresa Tech Traders.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Tintas
  • Indústria Química
  • Construção Civil

Mais tópicos