Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Materiais Avançados

Tinta paramagnética permitirá mudar a cor do carro ao toque de um botão

Redação do Site Inovação Tecnológica - 26/02/2009

Tinta paramagnética permitirá mudar a cor do carro ao toque de um botão

[Imagem: Lahann Lab]

Quando vão ao estádio, os torcedores geralmente vestem roupas com as cores do seu clube. E que tal "vestir" também o seu carro, pintando-o automaticamente com essas mesmas cores?

E com a vantagem de, no caso de uma derrota inesperada, poder desfazer rapidamente a pintura ainda no estacionamento, voltando para casa com a cor original.

Tinta paramagnética

Esta quase mágica logo será possível graças a uma tinta paramagnética desenvolvida por Andrea Dangelewicz e seus colegas da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.

A tinta que muda de cor, ainda em estágio experimental, funciona da seguinte forma: o motorista apertará um botão no painel do seu carro, que enviará uma corrente elétrica através da tinta, fabricada com um polímero especial contendo nanopartículas paramagnéticas.

Mudando a cor do carro

A corrente elétrica cria um campo magnético que afeta o espaçamento dos cristais no interior das partículas, alterando a forma como elas refletem a luz, o que, na prática, significa que sua cor se altera.

A cor desejada poderá ser configurada variando-se a tensão aplicada à tinta. O resultado pode tanto ser um preto total, quando um vermelho Ferrari ou mesmo um rosa à la Penélope Charmosa.

Ainda não há previsão para a comercialização da descoberta.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Tintas
  • Tecnologia Automotiva
  • Veículos
  • Veículos Híbridos e Elétricos

Mais tópicos