Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Transmissão espacial de áudio seleciona voz em ambientes barulhentos

Redação do Site Inovação Tecnológica - 18/06/2009

Transmissão espacial de áudio seleciona voz em ambientes barulhentos
O usuário pode ouvir a voz de cada um dos muitos falantes como se o som estivesse vindo de uma direção única, criando uma comunicação face-a-face virtual.
[Imagem: Docomo]

A empresa japonesa Docomo apresentou uma nova tecnologia de transmissão e captura espacial de áudio que permite que o usuário de um telefone celular associe uma posição espacial para cada fonte de som quando se depara com sons de diversas origens, como durante um jogo ou uma palestra.

Comunicação face-a-face virtual

Usando um fone de ouvido, o usuário pode ouvir a voz de cada um dos muitos falantes como se o som estivesse vindo de uma direção única, criando uma comunicação face-a-face virtual que elimina os ruídos e a vozes dos outros participantes.

Enquanto as tecnologias de transmissão de áudio disponíveis processam de forma independente a codificação de áudio e a síntese espacial desse áudio - a sua fonte - a nova tecnologia integra os dois processos.

Essa integração gerou um algoritmo menos intensivo em cálculos que permite que ele rode com a pequena quantidade de memória dos celulares, além de diminuir a largura de banda necessária.

Tecnologia para grandes eventos

O sistema, que ainda não foi disponibilizado comercialmente, utiliza um servidor para identificar os componentes significativos do som da voz de cada apresentador, comprime-os de forma altamente eficiente e os transmite para os celulares. Cada celular decodifica o sinal e sintetiza o áudio selecionado espacialmente.

O aparato necessário para seu funcionamento tornará a tecnologia adequada para grandes eventos, salas de conferência, tele-educação e em ambientes de jogos.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Equipamentos Eletrônicos
  • Transmissão de Dados
  • Software e Programação
  • Antenas

Mais tópicos