Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Tricampeã mundial de jiu-jitsu usa tecnologia de imagem 3D

Redação do Site Inovação Tecnológica - 09/01/2012

Tricampeã mundial de jiu-jitsu usa tecnologia de imagem 3D
Luanna Alzuguir teve seus movimentos e imagem tridimensional capturados no laboratório do Instituto Nacional de Tecnologia.
[Imagem: INT]

Animação 3D

A tricampeã mundial de jiu-jitsu, Luanna Alzuguir, teve seus movimentos e imagem tridimensional capturados no laboratório de ergonomia do Instituto Nacional de Tecnologia (INT).

A utilização dessa tecnologia permitirá a criação de uma animação 3D com proporções precisas e mobilidade semelhante à real, que deverá ser utilizada como suporte em seus treinos.

Como contrapartida à recente parceria tecnológica, Luanna pretende passar a exibir a marca do INT em seu quimono.

"É muito bom estar utilizando uma tecnologia que ainda poucas pessoas tem acesso e acompanhar como é feito todo o processo. Além de utilizar a animação, creio que esse trabalho possa ajudar muito em toda a parte de treino e de aprimoramento da técnica," comentou a faixa preta.

Luanna que venceu os três últimos torneios mundiais de jiu-jitsu - na categoria leve em 2009 e 2011, e na categoria absoluto em 2010.

Avatar

A imagem de Luanna Alzuguir foi capturada no scanner 3D a laser do INT.

Na sequência, a lutadora vestiu um aparato especial com sensores, que, em conjunto com uma câmera, capturou todos os dados de seus movimentos efetuados durante uma demonstração sobre o tatame.

A combinação das informações de imagem 3D e movimentos capturados permitirá à equipe do laboratório criar um avatar da lutadora, que poderá ser usado tanto para animações e videogames como para estudos ergonômicos para uso em seu treinamento.

Esses dados reproduzidos com precisão já são utilizados hoje pelo INT em avaliações ergonômicas de situações de trabalho e em análises do uso de produtos.

Foi a primeira vez que uma esportista teve interação com essas tecnologias, trazendo uma nova possibilidade de aplicação para a tecnologia.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Imagens 3-D
  • Realidade Virtual
  • Raios Laser
  • Simuladores

Mais tópicos