Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

Tudo pronto para primeira corrida de aviões-foguete

Redação do Site Inovação Tecnológica - 24/04/2008

Tudo pronto para primeira corrida de aviões-foguete
Avião movido por motor-foguete faz um teste de vôo.
[Imagem: Rocket Racing League]

A Rocket Racing League anunciou que todos os detalhes técnicos já foram definidos e que está tudo pronto para a primeira corrida de aviões movidos a motor-foguete.

"Rocket Racers"

Uma corrida de demonstração, com dois aviões-foguete idênticos, está planejada para os dias 1 e 2 de Agosto, na feira internacional de aviação de Oshkosh, nos Estados Unidos.

Os "Rocket Racers", como são chamados os aviões-foguete de corrida, serão equipados com foguetes construídos pela Armadillo Aerospace, a mesma empresa que ganhou um prêmio de US$350.000,00 em 2007 em uma competição para demonstração de um módulo de aterrissagem lunar.

Motores-foguete

Embora um dos motores de seu veículo tenha explodido durante a demonstração, a empresa afirma que os motores utilizados no aviões-foguete são diferentes e mais seguros.

Em vez de carbono, os foguetes são feitos de aço inoxidável. Eles são alimentados por etanol e oxigênio líquido, liberando um empuxo de 8.900 Newtons, suficientes para levar os aviões a uma velocidade de até 560 km/h.

Outros competidores da corrida propriamente dita, que não participarão dos vôos de demonstração em Oshkosh, escolheram motores da concorrente Xcor, que recentemente anunciou a realização de vôos suborbitais para turistas (veja Avião-foguete decolará de aeroporto levando turista espacial). Os foguetes da Xcor são alimentados por querosene de aviação e oxigênio líquido.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Aviões
  • Foguetes
  • Exploração Espacial
  • Sondas Espaciais

Mais tópicos