Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Discovery finalmente parte para sua última missão

Redação do Site Inovação Tecnológica - 24/02/2011

Discovery finalmente parte para sua última missão
A principal estrela desta que é a última missão do ônibus espacial Discovery é primeiro astronauta robô, chamado Robonauta.
[Imagem: NASA]

Depois de uma série de contratempos, que incluíram a descoberta de rachaduras no tanque principal, o ônibus espacial Discovery foi lançado rumo à Estação Espacial Internacional.

E as coisas não foram tão limpas quanto se desejava. Ao fechar a porta de acesso dos astronautas, os técnicos quebraram um pedaço da cobertura de proteção da nave.

Não é a primeira vez que isto acontece. Tanto que os técnicos já tinham consigo um kit de reparos, que permitiu que o pequeno buraco fosse tapado com uma massa de cura rápida - em 30 minutos tudo estava como novo.

A seguir, um problema com um computador gerou um alerta de "No Go" minutos antes do lançamento, mas que foi resolvido a tempo.

Robô astronauta

Inicialmente prevista para 5 de Novembro de 2010, esta que é a última missão do Discovery tem como principal estrela o primeiro robô astronauta, chamado Robonauta.

Ao contrário dos tripulantes humanos que viajaram hoje, o Robonauta vai se tornar um tripulante permanente da Estação Espacial, não havendo planos de trazê-lo de volta.

Também ainda não há uma data prevista para que ele seja retirado de sua embalagem e montado, o que deverá ocorrer "provavelmente vários meses após chegar", segundo a NASA.

O objetivo do astronauta robô é apenas de demonstração. Os engenheiros planejem que futuras versões possam ajudar os astronautas a fazer reparos ou a realizar experimentos científicos. O Robonauta é um astronauta da cintura para cima, já que ele não tem pernas.

Veja todos os detalhes sobre o Robonauta nas reportagens NASA e GM juntam-se para transformar Robonauta em robô operário e NASA está desenvolvendo robô humanoide.

Voos privados

O ônibus espacial Discovery está levando também um novo laboratório para ser montado na Estação Espacial Internacional e um sistema de navegação a laser para as naves Dragon, da empresa SpaceX.

Veja todos os detalhes da missão, incluindo as caminhadas espaciais, na reportagem Discovery levará robô astronauta para Estação Espacial.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Estação Espacial Internacional
  • Foguetes
  • Exploração Espacial
  • Sondas Espaciais

Mais tópicos