Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

UltraHáptica gera sensações no ar, sem toque

Redação do Site Inovação Tecnológica - 10/10/2013

UltraHáptica gera sensações no ar, sem toque
A UltraHáptica usa o princípio da força de radiação acústica para projetar sensações táteis no usuário à distância.
[Imagem: University of Bristol]

Háptica no ar

As telas sensíveis ao toque são ótimas, mas podem ser melhores se você puder literalmente sentir o que elas estão lhe mostrando.

Imagine, por exemplo, passar a mão a uma certa distância de uma tela com um mapa e sentir uma pressão física, cuja intensidade pode depender, digamos, da taxa de emprego de cada cidade ou da altitude de cada região.

Ou então estar com as mãos sujas na oficina e poder folhear o manual de instruções do equipamento que você está montando ou consertando.

Isto agora é possível com a UltraHáptica, uma tecnologia desenvolvida por Thomas Carter e seus colegas da Universidade de Bristol, no Reino Unido.

A UltraHáptica usa o princípio da força de radiação acústica para projetar sensações táteis no usuário à distância.

Uma série de alto-falantes especiais, que operam em ultra-som, emitem sons de frequência muito alta. Quando todas as ondas sonoras se concentram em um mesmo local ao mesmo tempo, elas geram uma força suficiente para induzir sensações na pele humana.

Feedback de força

O sistema é capaz de criar pontos de pressão individuais no ar, projetando o feedback de força, que passa através da tela até atingir a mão do usuário, que "sente as informações" sem contato.

Os pesquisadores demonstraram que a tecnologia háptica pode oferecer três possibilidades de interação: gestos no ar, camadas de informações táteis e telas visualmente restritas - para cada uma delas, eles criaram aplicativos específicos.

"Nós criamos um sistema com um conjunto de transdutores de ultra-som posicionados sob uma tela acusticamente transparente. Esse arranjo permite a projeção de ultra-som focalizado através da superfície interativa diretamente para as mãos dos usuários," disse Carter.

"Com múltiplos pontos de feedback simultâneos e com propriedades táteis individuais, os usuários poderão receber feedback localizado associado às suas ações," concluiu ele.

No ano passado, a mesma equipe surpreendeu ao criar uma tela mecanicamente 3D.

Bibliografia:

Artigo: UltraHaptics: Multi-Point Mid-Air Haptic Feedback for Touch Surfaces,
Autores: Thomas Carter, Sue Ann Seah, Benjamin Long, Bruce Drinkwater, Sriram Subramanian
Revista: UIST - User Interface Software and Technology Proceedings
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Equipamentos Eletrônicos
  • Imagens 3-D
  • Holografia
  • Telas e Monitores

Mais tópicos