Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Mecânica

Um drone que pode carregar você e um carro a hidrogênio inovador

Redação do Site Inovação Tecnológica - 12/11/2018

Um drone tripulado e um carro a hidrogênio inovador
Empresa russa pretende colocar seu táxi aéro pessoal no mercado em dois anos.
[Imagem: Bartini]

Drone tripulado

Engenheiros da Universidade Nacional de Ciência e Tecnologia da Rússia, em parceria com a empresa Bartini, apresentaram um primeiro protótipo do que deverá ser essencialmente um drone grande o suficiente para levar pessoas.

A Bartini planeja financiar o restante do desenvolvimento do que ela chama de "táxi aéreo pessoal" para apresentar o veículo ao mercado comercial até 2020.

O táxi aéreo funcionará com três princípios principais: propulsão elétrica, asas móveis e decolagem e aterrissagem verticais.

O quadricóptero decola verticalmente como um helicóptero e depois acelera em um plano horizontal girando seus propulsores perpendicularmente à fuselagem para que ele possa continuar voando como um avião. O pouso ocorre na ordem inversa, operando nos mesmos princípios.

"As funções de um quadricóptero, uma asa voadora e um convertiplano foram todas implementadas em nosso veículo elétrico voador," disse Vitaly Salatov, coordenador técnico da equipe.

Um drone tripulado e um carro a hidrogênio inovador
Protótipo do "drone tripulado".
[Imagem: Bartini]

O protótipo tem a escala de 1:2. O corpo é feito de materiais poliméricos e fibra de carbono, com o aço se restringindo aos eixos dos motores. Estes, por sua vez, são acionados por baterias de lítio.

Pesando 60 kg, o protótipo atingiu 200 km/h, operado por controle remoto.

Nova tecnologia de hidrogênio

Já a equipe espanhola liderada por María Pilar Borja e José Mata está se concentrando em um carro a hidrogênio.

Não parece exatamente uma novidade, sobretudo porque já existem veículos de linha com esse combustível.

Contudo, o protótipo está avaliando um novo processo, patenteado pela equipe, que permite a produção, armazenamento e transporte do hidrogênio de forma mais eficiente usando "portadores orgânicos líquidos".

Um drone tripulado e um carro a hidrogênio inovador
O mais importante aqui não é o carro, é a tecnologia de armazenamento e produção do hidrogênio.
[Imagem: Ruvid/Divulgação]

Esses líquidos orgânicos portadores de hidrogênio resultam da combinação entre um silano e um álcool que, na presença de um catalisador, permite a geração de hidrogênio de maneira rápida e controlada. Sua principal vantagem é que a produção de hidrogênio é realizada a pressão e temperatura atmosféricas.

"É um processo versátil do ponto de vista químico, porque existem muitas combinações de hidrossilanos e álcoois que podem ser usados e os riscos de segurança derivados do armazenamento do gás sob alta pressão são evitados," disse Mata.

O hidrogênio alimenta uma célula a combustível, que produz eletricidade e alimenta os motores elétricos do veículo.

"Os resultados que obtivemos nesses testes são muito positivos. Agora, devemos continuar trabalhando para que essa pesquisa atinja o mercado automobilístico. Para isso, nosso próximo desafio será melhorar a eficiência da recuperação do silano inicial, bem como aumentar a quantidade de hidrogênio armazenada neste silano, que nos estudos realizados é de 6% em peso," disse Hermenegildo García, membro da equipe.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Veículos Híbridos e Elétricos
  • Hidrogênio
  • Aviões
  • Baterias

Mais tópicos