Meio ambiente

Um pequeno passo para um laboratório de química, um grande passo para a humanidade

Redação do Site Inovação Tecnológica - 29/05/2008

Ambientalmente correto não é uma expressão que se encontre normalmente associada a um laboratório de química. O que não significa que os químicos não se dediquem em tempo integral em busca de meios de construir uma "química verde".

Química verde

Um passo essencial nesse caminho foi dado agora pelo professor Arkadi Vigalok, da Universidade de Tel Aviv, Israel: ele descobriu uma forma de usar água em uma série de passos de uma complicada cadeia de reações químicas que hoje é feita com a utilização de solventes altamente danosos ao meio ambiente.

Ele descreve sua descoberta em um artigo com o curioso nome de Reações Químicas Orgânicas de Alta Eficiência Sobre a Água, na Água, e Ambos, publicado pelo renomado periódico científico Angewandte Chemie.

Uso de solventes na indústria química

"De dez a vinte reações químicas podem ser necessárias para fazer um único medicamento, e solventes orgânicos são utilizados em cada uma delas," diz o químico. Segundo ele, são necessários 100 quilogramas de solventes e outros materiais para produzir 1 quilograma de medicamento.

A abordagem escolhida pelo professor Vigalok consistiu em misturar com a água compostos orgânicos chamados aldeídos. Ele descobriu que uma reação de oxidação necessária para converter os materiais em um novo produto - o ácido catalítico - pode ser feita sem o uso dos solventes. Além disso, o oxigênio necessário à reação é retirado diretamente do ar.

Aldeídos

Como os aldeídos utilizados não se diluem na água, eles efetivamente flutuam na superfície, onde a reação ocorre. Esse método pode ser aplicado para algumas etapas fundamentais no processo como um todo. A água utilizada pode ser facilmente reciclada.

"A indústria dos plásticos, as refinarias de petróleo, cada medicamento que nós tomamos - tudo é parte da indústria química, a maior indústria existente hoje no mundo. Tornando determinados passos do processo químico mais ambientalmente corretos, nós poderemos ter um impacto enorme no meio ambiente, mas para isso nós temos que desafiar os químicos a repensar os métodos utilizados na química tradicional," disse ele.

Artigo: Highly Efficient Organic Reactions on Water, in Water, and Both