Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Uma janela para a Terra: astronautas abrem Cúpula

Redação do Site Inovação Tecnológica - 17/02/2010

Uma janela para a Terra
A Cúpula possui seis janelas inclinadas e uma janela central, com 80 centímetros de diâmetro, a maior já construída para o espaço.
[Imagem: NASA]

Foi finalmente aberto o tão esperado domo que dará aos astronautas da Estação Espacial Internacional uma visão panorâmica da Terra.

A chamada Cúpula (seu nome oficial é Cupola), de fabricação italiana, possui seis janelas inclinadas e uma janela central, com 80 centímetros de diâmetro, a maior já construída para o espaço.

Visão do espaço

A Cúpula permitirá que os astronautas guiem os braços robóticos da Estação Espacial com uma visão direta do que estão fazendo. Hoje eles se valem unicamente de câmeras instaladas nos próprios braços robóticos durante essas tarefas.

Estações de trabalho dentro da Cúpula darão aos astronautas o controle total sobre o braço robótico Canadarm e o robô Dextre, enquanto as janelas oferecerão uma vista incomparável desses dispositivos em ação.

Os astronautas vão partilhar as visões espetaculares por meio de fotografias tiradas através das janelas e que a NASA promete divulgar online.

Visão da Terra

E estas fotos poderão ainda levar a novas descobertas científicas:

"Ao fotografar perspectivas oblíquas, com diferentes angulações do Sol, os astronautas poderão usar a Cúpula para dar aos cientistas uma visão da Terra que não pode ser obtida com satélites," afirmou Julie Robinson, cientista do Centro Espacial Johnson, da NASA.

Fotografias da Terra tiradas pelos astronautas têm sido usadas para estudar processos como o derretimento dos icebergs, nuvens noctilucentes, tempestades de areia e a estrutura dos olhos dos furacões.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Estação Espacial Internacional
  • Monitoramento Ambiental
  • Robôs Espaciais
  • Edifícios Inteligentes

Mais tópicos