Materiais Avançados

Uma maçaneta que esteriliza suas mãos

Uma maçaneta que esteriliza suas mãos
O álcool em gel armazenado no interior da almofada é liberado por pequenos furinhos. [Imagem: E. L. Best et al. - 10.1016/j.jhin.2017.07.027]

Maçaneta com álcool gel

Esta é uma daquelas típicas ideias inovadoras ante as quais todo o mundo se pergunta: "Como é que eu não pensei nisso antes?"

Uma almofada flexível, dotada de um depósito interno, e permeada por uma malha de minúsculos furinhos, libera álcool em gel assim que é pressionada, esterilizando as mãos de quem a toca.

A ideia é substituir as placas que ficam por trás das maçanetas e fechaduras das portas dos hospitais por placas feitas com o material, garantindo que os profissionais de saúde estejam sempre com as mãos esterilizadas, evitando transmitir germes de um paciente para outro ou de um ponto a outro do hospital.

A equipe batizou sua criação de SurfaceSkin e já desenvolveu também uma maçaneta recoberta com o material.

"Além dos testes bem-sucedidos do NHS [sistema de saúde britânico], muitas organizações fora do setor de saúde expressaram um grande interesse em introduzir esses produtos autodesinfetantes. As SurfaceSkins podem desempenhar um papel importante em todo lugar onde os usuários da porta tenham interesse em manter as mãos limpas," disse o Chris Fowler, da Universidade de Leeds.

O material é formado por três camadas de material não-tecido, e cada superfície pode ser reabastecida com álcool gel assim que o produto se esgote. A estrutura foi projetada para ser substituída a cada sete dias ou mil pressionamentos, o que vier primeiro.

Bibliografia:

The potential of alcohol release doorplates to reduce surface contamination during hand contact
E. L. Best, P. Parnell, M. H. Wilcox
The Journal of Hospital Infection
DOI: 10.1016/j.jhin.2017.07.027




Outras notícias sobre:

Mais Temas