Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Uma Olimpíada para tecnologias assistivas e robóticas

Redação do Site Inovação Tecnológica - 18/02/2016

Uma Olimpíada para tecnologias assistivas e robóticas
A competição deverá ser realizada em Outubro, na Suíça.
[Imagem: ETH Zurich/Alessandro Della Bella]

Competição assistiva

Pesquisadores do Instituto Federal de Tecnologia da Suíça (ETH) lançaram uma competição em estilo olímpico que promete dar um novo impulso às tecnologias assistivas.

O objetivo é demonstrar e comparar os últimos avanços em próteses robóticas, membros artificiais e interfaces cérebro-computador que possam ajudar as pessoas com deficiências a desempenhar suas tarefas do dia a dia.

São esperadas inscrições de equipamentos como próteses, exoesqueletos, cadeiras de rodas, estimulação elétrica funcional e interfaces cérebro-computador para controlar qualquer equipamento.

As competições vão incluir pistas para caminhar e correr e subir escadas com cadeiras de rodas, mas também instalações para atividades corriqueiras, como cortar um pão, colocar roupas no varal, tomar um copo de café e sentar-se à mesa.

Cybathlon

A ideia da competição, batizada de Cybathlon, foi de Robert Riener (ETH), Ronald Triolo (Universidade Case Western - EUA) e Kyu Jin Cho (Universidade Nacional de Seul - Coreia).

O trio espera a participação de soluções de todos os tipos, mas está particularmente entusiasmado com equipamentos controlados através de implantes diretos nos músculos ou nos nervos, as chamadas neuropróteses.

Mais informações, além das condições para inscrições, podem ser obtidas no site do Cybathlon 2016, no endereço www.cybathlon.ethz.ch.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Robôs Assistentes
  • Biomecatrônica
  • Saúde e Reabilitação
  • Inteligência Artificial

Mais tópicos