Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

Conceito de usina híbrida solar-fóssil é aprovado

Redação do Site Inovação Tecnológica - 14/07/2016

Usina híbrida solar-fóssil gera energia constantemente
A maior parte do projeto-piloto consiste em painéis côncavos que concentram o calor do Sol em canos por onde flui um líquido, que é transformado em vapor. No destaque, os tanques de sais onde o calor é armazenado.
[Imagem: Hysol/Divulgação]

Energia renovável constante

Foi concluído com êxito na Espanha a avaliação de um projeto-piloto para a criação de usinas híbridas para geração de energia.

O objetivo do projeto Hysol era avaliar uma alternativa pragmática para a adoção de fontes renováveis de energia: eliminar a inconstância das fontes de energia limpa - como solar fotovoltaica, termossolar e eólica - acoplando a elas geradores tradicionais que usam derivados do petróleo.

Nesse conceito de usina híbrida, a administração da variação das fontes renováveis passa a ser da usina, mantendo constante o suprimento de energia para a rede de distribuição.

Usina térmica - 3/4 solar

A principal fonte geradora da usina é uma planta de energia termossolar. Ao contrário dos painéis fotovoltaicos, que geram eletricidade diretamente a partir da luz do Sol, no conceito termossolar é o calor do Sol que é aproveitado para gerar vapor, que é então utilizado para gerar a eletricidade.

Isso facilita a integração com os geradores alimentados por outras fontes termoelétricas. Durante o projeto foram testadas implementações de hibridação da fonte termossolar com combustíveis fósseis (gás natural) e renováveis (biogás, biometano e uma combinação de gases), todos disponíveis comercialmente.

A gestão das diversas fontes permitiu a produção de energia elétrica com uma participação da energia solar que chegou a 74%.

Os combustíveis auxiliares são integrados para suprir uma turbina a gás modificada. A energia térmica dos gases de escape produzidos pela turbina a gás são recuperados e usados para aquecer sais fundidos, que podem ser enviados diretamente para o gerador de vapor, mas que geralmente são armazenados para uso posterior, à noite e quando o calor do Sol não for suficiente para atender a demanda.

Usina híbrida solar-fóssil gera energia constantemente
Esquema da usina híbrida que usa energia térmica do Sol e combustíveis líquidos, renováveis e fósseis.
[Imagem: Hysol/Divulgação]

Usina híbrida viável

Ao longo de três anos de testes, foi possível validar todo o conceito, demonstrando que uma usina híbrida é técnica, econômica e ambientalmente viável.

O Hysol é um projeto financiado pela União Europeia e liderado pela empresa espanhola ACS-Cobra. Foram oito parceiros, incluindo a Universidade Politécnica de Madri (UPM, Espanha), Universidade Técnica da Dinamarca, Plataforma Solar de Almería (PSA-CIEMAT, Espanha), Enea (Itália), IDIE (Espanha), Aitesa (Espanha) e SDLO-PRI (Holanda).

Com o término da validação, os parceiros se preparam para a instalação de usinas similares de porte comercial em toda a Europa.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Geração de Energia
  • Fontes Alternativas de Energia
  • Energia Solar
  • Energia Eólica

Mais tópicos