Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Vai começar a reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência

Thiago Romero - Agência Fapesp - 08/07/2009

Vai começar a reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência
Começa no próximo domingo (12/7), em Manaus, a 61ª edição da Reunião Anual da SBPC
[Imagem: Divulgação]

Após a última edição realizada em Campinas (SP), a 61ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) retorna à região amazônica com início no próximo domingo (12/7), no campus da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em Manaus (AM), com o tema "Amazônia: Ciência e Cultura". A programação se encerra no dia 17 de julho.

Maior encontro científico da América Latina

Os organizadores da maior reunião científica da América Latina esperam receber milhares de pesquisadores, docentes e estudantes do ensino superior, médio e fundamental, além de autoridades e gestores públicos.

"As expectativas para o encontro, que começou a ser preparado há dois anos, desde o término da edição em Belém, são as melhores possíveis, sobretudo no que diz respeito ao comparecimento do público. Já estamos com quase 4 mil inscritos para as atividades fechadas, como minicursos e apresentações de trabalhos, e, no total, esperamos receber de 12 mil a 15 mil participantes", disse Marco Antonio Raupp, presidente da SBPC, à Agência FAPESP.

Serão mais de 170 atividades, entre conferências, simpósios, mesas-redondas, grupos de trabalho, encontros e sessões especiais. Haverá ainda 47 minicursos e cinco sessões de pôsteres, nas quais estão previstas a apresentação de mais de dois mil trabalhos científicos.

Gargalos e desafios da Amazônia

A programação científica abordará, em linhas gerais, gargalos e desafios da Amazônia nas diferentes áreas da ciência, tecnologia e inovação, especialmente em setores considerados cruciais para o desenvolvimento sustentável da região.

"A reunião será uma boa oportunidade para estreita cooperações com países vizinhos que detêm parte da floresta amazônica e que podem desenvolver projetos conjuntos visando à conservação e à sustentabilidade ambiental de toda a região", afirmou Raupp, que também é professor livre-docente da Universidade de São Paulo (USP), pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e diretor-geral do Núcleo do Parque Tecnológico de São José dos Campos em São Paulo.

Durante a reunião serão discutidos temas de impacto nacional e mundial, como o valor da floresta em pé, geopolítica e recursos naturais, regularização fundiária, mudanças climáticas, gás e petróleo, exploração de minérios, direitos e educação indígena, ensino a distância, saúde da mulher, telemedicina, indústria e trabalho, biotecnologia e genômica na Amazônia, astronomia indígena, nanotecnologias sociais e novas tecnologias para o sequestro de carbono.

Núcleos temáticos para discussão

As atividades serão desenvolvidas em torno dos seguintes núcleos temáticos: "Amazônia: questões nacionais, multilaterais e mundiais", "Ano Internacional da Astronomia", "Clima, água e ambiente", "Comunicação amazônica", "Culturas amazônicas, conhecimentos científicos e saberes tradicionais" e "Desenvolvimento da Amazônia".

"Direitos e titularidades", "Educação", "Geoprospecção e recursos minerais", "História natural e humana", "Ocupação da Amazônia e expedições científicas", "Saúde humana" e "Tecnologia: passado, presente e futuro" completaram a programação temática.

"Um dos objetivos da programação científica da reunião é mostrar que o Brasil precisa da Amazônia com todas as suas riquezas naturais e culturais preservadas, o que inclui o patrimônio da biodiversidade, das águas, da atmosfera e das culturas tradicionais indígenas, de modo que o desenvolvimento econômico da região seja sempre harmonioso. Nessa linha de raciocínio, acreditamos que a ciência e a tecnologia são o caminho para a sustentabilidade ambiental e social da Amazônia", disse Raupp.

A programação do evento inclui ainda a Jornada de Iniciação Científica, na qual serão apresentados os melhores trabalhos de alunos de graduação selecionados em 2008 por diferentes instituições de ensino superior. Já os alunos do ensino fundamental, médio ou técnico poderão ter um contato dinâmico com a ciência durante a programação da SBPC Jovem, evento de atividades educativas voltadas prioritariamente para crianças e adolescentes que contará com exposições, oficinas, vídeos e filmes.

Divulgação científica

Na ocasião também serão anunciados os vencedores do Prêmio José Reis de Divulgação Científica, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e do Concurso Cientistas de Amanhã, promovido pelo Instituto Brasileiro de Educação, Ciência e Cultura (IBECC).

O Prêmio José Reis contemplará a instituição ou veículo de comunicação que tenha se destacado pelo trabalho de tornar acessível ao público conhecimentos sobre ciência e tecnologia. Já o Concurso Cientistas de Amanhã premiará cinco trabalhos de estudantes do ensino fundamental e médio.

Também constarão na 61ª Reunião da SBPC eventos tradicionais como a Exposição de Tecnologia e Ciência (ExpoT&CI), mostra de projetos de ciência e tecnologia tradicionalmente realizada em conjunto com a reunião. O evento terá ainda a SBPC Cultural, com atividades nas expressões e valores artísticos locais e regionais, e a Feira de Livros, espaço para editoras e livrarias.

Mais informações sobre a 61ª Reunião Anual da SBPC e sua programação podem ser obtidas no site www.sbpcnet.org.br.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Eventos Científicos
  • Políticas de Ciência e Tecnologia
  • Monitoramento Ambiental
  • Impactos sobre o Meio Ambiente

Mais tópicos