Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Valores humanos são chave para o desenvolvimento de novas tecnologias

Redação do Site Inovação Tecnológica - 15/04/2008


"Sem um monitoramento criterioso, é possível que nós - tanto individual quanto coletivamente - possamos perder o controle de nós mesmos e do mundo ao nosso redor. Isso potencialmente coloca o computador em uma rota de colisão com os valores humanos básicos e conceitos como espaço pessoal, sociedade, identidade, independência, percepção, inteligência e privacidade."

Esta afirmativa não vem de nenhum autor fundamentalista ou tecnofóbico. Ela está no relatório Sendo humano: interação homem-computador no ano 2020, que traz as conclusões de uma conferência organizada pela Microsoft em 2007.

Controle da tecnologia

O relatório destaca que a tecnologia fará nossas vidas melhores por volta de 2020, desde que nós retenhamos o controle dessa tecnologia, de forma que os desenvolvimentos futuros não impactem negativamente os valores humanos básicos.

As telas flexíveis e as telas sensíveis a múltiplos toques deverão ser os principais avanços nas interfaces entre homem e computador. Mas os especialistas afirmam que o ítem que merece atenção é na verdade a interação entre homens e computadores e não simplesmente a interface.

"Embora as novas interfaces e a hiperconectividade signifiquem que nós estaremos cada vez com maior mobilidade, nós podemos ver que elas estão tornando tênue a fronteira entre espaços de trabalho e pessoal," diz o professor Tom Rodden, da Universidade de Nottingham, na Inglaterra, que co-editou o estudo.

Segundo ele, a interação entre humanos e computadores está criando um novo ecossistema de alta complexidade, onde pequenas alterações feitas a cada dia podem ter conseqüências de grande alcance no futuro.

Recomendações

O relatório também faz recomendações para que a interação entre homens e computadores possa ser tratada de forma a preservar os valores humanos básicos. As medidas incluem a educação dos jovens, para que eles entendam o significado dos avanços tecnológicos, e o engajamento de toda a sociedade, incluindo governo e sociedade civil, na avaliação contínua das novas tecnologias, gerando alertas proativos sobre as implicações futuras das tecnologias emergentes.

Há também um apelo para que os profissionais da tecnologia da informação, envolvidos no desenvolvimento das novas tecnologias, reconheçam quando especialistas de outras disciplinas, incluindo a psicologia e até as artes, possam ter visões mais abrangentes e perspectivas mais criativas, abrindo caminho para uma interação multidisciplinar que possa dar à tecnologia um rumo mais condizente com as aspirações de todas as camadas da sociedade.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Interfaces
  • Telas e Monitores
  • Sites de Pesquisa
  • Segurança da Informação

Mais tópicos