Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Veja a tempestade que desligou robô em Marte

Redação do Site Inovação Tecnológica - 14/06/2018

Veja a tempestade que desligou robô em Marte
As últimas fotos do Opportunity mostram como o céu marciano vai-se escurecendo conforme a tempestade crescia.
[Imagem: NASA/JPL-Caltech/TAMU]

Oportunidade final

O robô Opportunity foi pego por uma tempestade gigantesca em Marte, o que fez com que ele perdesse comunicação com a Terra.

Esta imagem mostra as últimas fotos do céu marciano conforme a tempestade se adensava, revelando como a poeira ia rapidamente escondendo o Sol.

Sem energia dos seus painéis solares, o robô entrou em modo de segurança. Logo em seguida, porém, conforme a tensão em suas baterias caiu abaixo dos 24 volts, ele entrou em modo de falha.

Agora, apenas seu relógio interno está funcionando. Esse relógio aciona um circuito que verifica se o nível da bateria subiu, fazendo então o robô acordar.

A tempestade, que foi detectada pela primeira vez em 30 de maio, agora cobre 35 milhões de quilômetros quadrados da superfície marciana - um quarto do planeta.

A NASA anunciou que tentará fazer contato com o robô diariamente, mas uma resposta só deverá vir depois que a tempestade amainar - isto se a poeira acumulada sobre os painéis solares do Opportunity não tiver sido excessiva, o que poderá impedi-lo definitivamente de funcionar outra vez.

O robô Opportunity e seu irmão gêmeo Spirit chegaram a Marte em janeiro de 2004. Em 2012 chegou a Marte o robô Curiosity.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Marte
  • Robôs Espaciais
  • Exploração Espacial
  • Energia Solar

Mais tópicos